FLORESTAS NA INDONÉSIA: TIRO NO PÉ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2010

Encurralada com as denúncias do Greenpeace de que sua produção está destruindo as florestas tropicais e de turfa da Indonésia, a Sinar Mas tentou limpar sua barra, e contratou uma empresa de auditoria para tentar contrapor os dados da organização. A auditoria ficou pronta e, para tristeza da companhia, ela mostra justamente o que o Greenpeace apontou: a gigante na produção de celulose e papel e maior fornecedora de óleo de dendê no país asiático continua deixando rastros de devastação.

Segundo os dados levantados, foram identificados desmatamentos sem autorização em oito de 11 áreas onde a empresa atua. Uma contradição à postura que vende publicamente, de que segue à risca as leis do país asiático. E apesar de ter assumido compromisso de não empurrar mais sua produção para áreas prioritárias à conservação, a auditoria mostra que a companhia fez justamente o contrário.

Os dados são claros, mas ainda assim a empresa tenta sair pela tangente. Para os jornais, a Sinar Mas fez uma releitura da auditoria, dizendo que, ao contrário das denúncias do Greenpeace, sua produção é pra lá de sustentável. “Já mostramos diversas vezes que a Sinar Mas diz uma coisa e faz outra”, diz Bustar Maitar, coordenador da campanha de Florestas no Sudeste asiático. “Em vez de agir para solucionar os problemas constatados, que evidenciam a destruição das florestas indonésias, a companhia tenta vender uma imagem verde”.

Nos últimos meses, o Greenpeace divulgou diversas provas de que a produção da Sinar Mas tem sido um dos principais vetores de desmatamento nas florestas tropicais e de turfa da Indonésia, ricas em carbono e moradia de espécies que estão à beira da extinção.

Apesar das evidências, a empresa tem preferido o discurso à prática. Enquanto fala da importância de preservar o meio ambiente, os problemas atuais continuam sem solução. E a companhia já tem a intenção de expandir sua produção para, pelo menos, mais um milhão de hectare na região, conforme documentos obtidos pelo Greenpeace. Uma ameaça a espécies que já estão à beira da extinção, como orangotangos, e ao equilíbrio climático mundial, com a emissão de gases de efeito estufa resultante do desmatamento.


 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.