GOVERNO VAI LICITAR MAIS 93 MIL HECTARES DE FLORESTA NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2010

19/09/2010
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) começa amanhã (20) uma série de audiências públicas para discutir o edital de concessão de mais 93 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) de Saracá-Taquera, no Pará. As audiências vão ser feitas nos municípios de Faro, Oriximiná e Terra Santa, que abrigam a área da unidade de conservação.

Em 2009, 140 mil hectares da Flona Saracá-Taquera foram licitados. Com o lançamento do pré-edital do novo lote, chega a cinco o número de áreas em processo de concessão, num total de 770 mil hectares, segundo o SFB.

O lote de 93 mil hectares – equivalente ao tamanho da cidade de Belém – foi dividido em duas unidades de manejo. No total, a área deverá produzir 79 mil metros cúbicos de madeira por ano. As áreas de castanhal serão excluídas da licitação para que as comunidades possam continuar a exercer a exploração tradicional do produto.

Com a nova concessão, o governo espera arrecadar pelo menos R$4 milhões por ano. O valor poderá aumentar durante o leilão. De acordo com a Lei de Gestão de Florestas Públicas, os recursos serão divididos entre os governos federal, estadual e municipal.

Os contratos de concessão de terão duração de 40 anos. Nesse período, o vencedor poderá explorar a floresta de forma sustentável, garantindo a regeneração de áreas desmatadas.

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Movimento Nossa São Paulo apresenta plano para reduzir em 25% circulação de carros na cidade

20/09/2010
Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O Movimento Nossa São Paulo apresentou hoje (20), na Câmara Municipal de São Paulo, um plano de mobilidade urbana para reduzir em 25% o número de carros que circula diariamente na capital paulista. O plano prevê, principalmente, a expansão dos corredores de ônibus, investimento em ciclovias e mudanças em políticas habitacionais.

Na área do transporte coletivo, o plano defende a construção de 2,4 mil quilômetros de vias reservadas ao tráfego de ônibus nas principais avenidas da capital paulista, inclusive nas marginais do Rio Tietê e Rio Pinheiros. Segundo Ricardo Corrêa, urbanista do TC Urbes, consultoria que participou da elaboração do projeto, esses corredores serviriam como artérias de conexão entre regiões da cidade com as redes de metrô e trem já existentes.

Essas redes, de acordo com o plano, ainda seriam ligadas a micro redes de transporte coletivo que atenderiam bairros de São Paulo. Pela proposta, os passageiros poderiam usar todas as formas de transporte coletivo pagando somente uma passagem.

O sistema de transporte coletivo seria também conectado a 500 quilômetros de ciclovias. Nas áreas de cada uma das 31 subprefeituras de São Paulo, seriam construídas vias reservadas para as bicicletas criando assim a possibilidade para que habitantes circulassem dentro de bairros sem usar carro ou ônibus.

“Em vias locais, a prioridade seria dada às bicicletas e aos pedestres”, diz Corrêa.

A urbanista Simone Gatti, também do TC Urbes, afirmou, entretanto, que nada disso será completamente efetivo sem uma nova política habitacional para a cidade. Nesta política, também tratada no plano do Movimento Nossa São Paulo, estariam previstas medidas para a “centralização” da capital para que a população deixasse de ocupar áreas da periferia e reduzisse seus deslocamentos.

“A habitação interfere diretamente na mobilidade urbana”, disse Simone. “Precisamos compactar a cidade, centralizar a população e descentralizar a oferta de emprego.”

De acordo com as expectativas do plano de mobilidade, com todas essas medidas, um quarto da população paulistana deixaria seu carro em casa. Desta parcela, mais de um terço passaria a usar os corredores de ônibus para se locomover.

Isso faria com que a quantidade de viagens realizadas por dia no sistema de transporte público aumentasse de 23 milhões para 26 milhões. O uso das bicicletas também aumentaria.

Em compensação, São Paulo reduziria em 30% o volume de gás dióxido de carbono (CO2) emitido anualmente. Por ano, 391 mil toneladas do gás, que é um dos causadores do aquecimento global, deixariam de ser liberados na atmosfera.

O plano de mobilidade, agora, será entregue a autoridades municipais e estaduais. O secretário-executivo do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas, Volf Steinbaum, único representante dos governos presente na apresentação do projeto, disse que a iniciativa tem propostas interessantes, mas que precisa ser melhor debatido.

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Ipea lança publicação sobre mudanças do clima

22/09/2010
Da Agência Brasil
Brasília - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança hoje (22), às 10h, a quarta edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental.

O documento é dedicado ao tema das mudanças do clima, com 12 artigos divididos em economia da mudança do clima, impactos em atividades agrícolas, aspectos regulatórios, principais acordos internacionais, ações de mitigação, alternativas limpas de desenvolvimento e justiça climática.

Participaram da elaboração do boletim 25 autores, entre pesquisadores do Ipea e especialistas convidados.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

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