CONSELHO DO PARQUE TIZO APRESENTA 2ª EDIÇÃO DO PLANO DIRETOR

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Dezembro de 2010

09/12/2010 - O secretário estadual do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, recebeu, em 08.12, do Instituto Embu de Sustentabilidade, os exemplares da 2ª edição do “Plano Diretor e Diretrizes de Projeto para o Parque Tizo”. Trata-se de um parque urbano estadual – localizado no km 19 da Rodovia Raposo Tavares – com 130 hectares distribuídos em Cotia, Osasco e São Paulo, próximo à divisa de Taboão da Serra e Embu.

“Esperamos com isso divulgar o Plano Diretor e conseguir captar parceiros para implantação do parque, criado em 27 de março de 2006” afirmou Ana Lúcia de Faria Burjato, gestora do Tizo. O Plano Diretor foi elaborado por um grupo de voluntários, com consulta à sociedade civil e aprovado pelo Conselho de Orientação do Parque Tizo – Cotizo em março de 2007, servindo de diretriz para a elaboração dos projetos executivos que estão em fase de finalização.

“Este parque representa uma coisa muito ímpar, porque se trata de uma área que foi preservada e precisa de cuidados. Espero que além de Plano Diretor o documento seja considerado também como Plano de Manejo, que é o que realmente vale”, afirmou Paulo Nogueira-Neto, presidente do Conselho. O Cotizo foi criado em junho de 2006 e está na segunda gestão, contando com representantes da sociedade civil, das cinco prefeituras envolvidas e das secretarias de estado do Meio Ambiente, da Habitação e de Juventude, Esportes e Lazer.

A gestora, Ana Lúcia, lembrou que a mobilização da comunidade é um diferencial tanto pelas atividades de educação ambiental quanto pela vigilância constante que tem impedido invasões e ações que poderiam prejudicar a área. O secretário Pedro Ubiratan ressaltou a importância de parque urbanos. “Temos poucas áreas verdes em São Paulo. As pessoas que moram na Guarapiranga atravessam a cidade para ir ao Ibirapuera ou Villa-Lobos por falta de opção verde”, afirmou.

Apesar de ser um parque urbano, o Tizo permitirá à população da Grande São Paulo o contato com 100 hectares de floresta nativa preservada – a poucos minutos da Cidade Universitária. “Com a edificação das cidades, as pessoas precisam cada vez mais de espaços para conseguir equilíbrio interno”, lembrou Fábio Barros, colaborador do Instituto Embu de Sustentabilidade.

“Qualquer equipamento que agregue meio ambiente e lazer vai ser pouco diante da demanda gigante e reprimida que existe. Por isso a sociedade civil tem que tomar conta desse parque, se apropriar e zelar por ele”, declarou o Pedro Ubiratan.
Texto: Aline Cavalcante Fotografia: Lauro Toledo


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.