CONSEMA DÁ SINAL VERDE PARA EXPANSÃO DE VIRACOPOS

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Janeiro de 2011

27/01/2011 - O Conselho Estadual de Meio Ambiente – Consema aprovou hoje, 27.01, o parecer técnico que permite à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) emitir a Licença Prévia (LP) para a 1ª fase de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, presidiu a reunião.

Para o governador Geraldo Alckmin a aprovação permitirá uma obra de grande importância para o Estado.

“A ampliação do aeroporto é de grande importância para o Estado. Permitirá o desenvolvimento ao garantir o escoamento da produção daqui e de todo Brasil, além de fortalecer nossa logística de exportação”, avaliou Alckmin.

As obras são de responsabilidade do Governo Federal, por meio da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroviária (Infraero). “Nossa responsabilidade era emitir a licença, agora daremos suporte logístico à União. As exigências impostas pelo sistema ambiental demonstram que estamos trabalhando para buscar um equilíbrio sustentável para o estado, com desenvolvimento econômico, sem prejuízo ao meio ambiente”, afirmou o governador.

Para o secretário Bruno Covas a aprovação é a confirmação de que é possível garantir crescimento com preservação ambiental. “A aprovação no Consema, por unanimidade, da expansão de Viracopos evidencia uma decisão consensual. Além da garantia clara de compensação ambiental, haverá a correção necessária de um problema antigo de logística", declarou o secretário Bruno Covas.

O aeroporto de Viracopos está localizado em um dos mais importantes pólos tecnológicos brasileiros, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que abriga grandes universidades, as principais rodovias e empresas de tecnologia de ponta.

Entre as principais obras licenciadas estão a implantação da 2ª pista de pouso e decolagem, implantação de novo terminal de passageiros e ampliação do terminal de cargas. O custo estimado apresentado no EIA para a 1ª Etapa das obras de ampliação do aeroporto é de R$ 823.600.000,00. A previsão para entrega das obras é 2015. A ampliação completa da obra, com as demais fases, deve terminar em 2025.

Compensação ambiental

Com a aprovação do Consema, o aeroporto está ambientalmente viável desde que sejam implementadas as medidas propostas pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroviária (Infraero) no EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), apresentado em 2008, e atendidas exigências de detalhamento das propostas feitas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), responsável pelo licenciamento das obras, e pelo Consema.

Para a aprovação, os conselheiros estipularam que a Infraero deverá criar uma Unidade de Conservação (UC), em comum acordo com a SMA, a Fundação Florestal e a Prefeitura de Campinas, nos termos da Lei do Cerrado Paulista. Para as obras, a empresa vai suprimir 82 hectares que serão recompensados. Dessa área 55,71 ha são do bioma cerrado e a lei prevê que em caso de supressão, a área de revegetação seja quatro vezes maior, portanto a nova UC deverá ter 222,84 ha.

Outra condicionante imposta pelo Consema, é que a Infraero adote um sistema para avaliação da emissão dos GEE (Gases de Efeito Estufa) e a compensação, se necessário, dessas emissões.

Por último, quando da solicitação da liberação de operação, deverá ser apresentado projeto completo de um Centro de Triagem da Fauna, devidamente aprovado pelo Centro de Fauna Silvestre da SMA.
Texto: Lukas Campagna Fotografia: José Jorge/ Infraero

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Plano de Manejo do Parque Estadual de Jurupará é aprovado pelo Consema

27/01/2011 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema aprovou, nessa quinta-feira, 27.01, por unanimidade, o Plano de Manejo do Parque Estadual de Jurupará, localizado nas cidades de Ibiúna e Piedade. A área passa a contar com critérios e definições de zoneamento, planos de gestão e regularização do uso público. Criado em 1992 o parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O documento técnico custou R$ 370 mil e foi contratado com recursos de compensação ambiental da Açucareira Virgolino de Oliveira S/A. Os estudos foram coordenados por um grupo de trabalho da Fundação Florestal – FF, Instituto Florestal – IF e Instituto Ekos Brasil.

O Plano de Manejo é o documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação – UC, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da UC.

Os Planos de Manejo são elaborados dentro de um processo de planejamento integrado e participativo. Ao estabelecer normas, diretrizes, programas e zoneamento da UC, o documento auxilia na destinação e obtenção de recursos para a implementação das medidas e intervenções propostas.
Texto: Lukas Campagna Fotografia: Acervo SMA


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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