JONEL IURK ASSUME A SECRETARIA DO MEIO
AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ

Panorama Ambiental
Paraná (PR) – Brasil
Janeiro de 2011

O novo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Jonel Nazareno Iurk, assumiu o cargo, nesta segunda-feira (03), em Curitiba. Na mesma solenidade foi empossado o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes.

Em seu discurso o secretário do Meio Ambiente disse que a justa medida de sustentabilidade para o Paraná do governador Beto Richa, propõe a maior integração possível com todos os agentes e arranjos produtivos, nas suas mais diferentes formas de organização para o campo e a cidade, e uma gestão ambiental compartilhada entre União, Estado e Municípios.

'O Sistema SEMA é dotado de um corpo de servidores de altíssima qualificação e comprometimento com a sociedade paranaense. Desta forma, vamos interagir com todas as forças da sociedade capazes de contribuir para a proteção e a melhoria do meio ambiente de forma transversal e participativa', declarou o secretário Jonel Iurk.

Para Jonel, a política ambiental mais apropriada é aquela que mantém um diálogo permanente com os representantes do setor produtivo, do terceiro setor, e do governo.

'A execução da política ambiental para o atendimento ao anseio de todos os paranaenses se dará por meio dos Institutos vinculados a SEMA: IAP, Instituto das Águas do Paraná e Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG)', completou o secretário que irá acumular temporariamente a presidência do ITCG.

Durante a transmissão de cargo, Jonel Iurk, parabenizou a nomeação de Tarcísio Mossato Pinto para o IAP e Marcelo Nunes para o Instituto das Águas do Paraná. 'Não lhes faltará apoio da minha parte, seja como dirigente ou como técnico, para juntos, cumprirmos com os compromissos assumidos pelo governador Beto Richa com o povo do Paraná', finalizou o secretário.

A transmissão de posse contou com a presença do secretário da Indústria e Comércio, Ricardo Barros; do secretário do Desenvolvimento Urbano, César Silvestre, do deputado estadual, César Silvestre Filho, entre outras autoridades e funcionários do Sistema SEMA.

currículo RESUMIDO - Jonel Nazareno Iurk tem 55 anos, é natural de Ponta Grossa, engenheiro civil e mestre em Ciência do Solo. Tem experiência na área de meio ambiente, com ênfase em conservação da natureza e desenvolvimento sustentado, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, unidades de conservação, gestão ambiental e licenciamento ambiental. Foi superintendente do Ibama no Paraná entre 1995 e 1999. Tem diversos trabalhos técnicos sobre meio ambiente publicados.

INSTITUTO DAS ÁGUAS - Márcio Nunes tem 44 anos, é natural de Campo Mourão e engenheiro agrônomo. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão, onde implantou programas de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Também foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEMA

+ Mais

Produção de lixo aumenta 7,5% no litoral em relação à temporada passada

Foram recolhidas 1.504 toneladas de lixo nos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, entre os dias 30 de dezembro e 02 de janeiro. O volume é 7,5 % superior ao mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 1.398 toneladas.

Apenas no dia 31 de janeiro, as três empresas contratadas para fazer a coleta de lixo no litoral, retiraram das residências e da orla 417 toneladas de lixo. No fim do dia 01 de janeiro - após as festas da virada do ano - foram 404 toneladas de lixo recolhidas. Este número representa o dobro do volume de lixo coletado em dias normais da temporada de verão, quando o volume chega a 222 toneladas.

Mas, de acordo com o Instituto das Águas do Paraná - órgão responsável pela coordenação das empresas contratadas para coletar o lixo no litoral - a expectativa é que o volume total de resíduos gerados aumente após o término dos trabalhos desta segunda-feira.

Isso porque ainda existe grande volume de lixo na estação temporária de transbordo de Matinhos e que será encaminhado ao aterro sanitário para pesagem ainda hoje. As áreas de transbordo são licenciadas e cedidas pelas prefeituras municipais para auxiliar o recolhimento nos dias de pico, permitindo que os caminhões voltem mais rápido para os setores de coleta.

'Usando as áreas de transbordo para esvaziar o caminhão compactador, reduzimos o tempo de retorno ao setor de coleta, amenizando o efeito do tráfego intenso e concentrado de veículos nas principais vias de acesso aos aterros sanitários e às cidades. Todas estas áreas serão desativadas após este período', disse o coordenador técnico do Instituto das Águas, Everton de Souza.

Segundo ele, o apoio da população retirando o lixo entre as 18h e às 08h, é fundamental para garantir o recolhimento, pois muitos caminhões continuam trabalhando à noite.

Desde o dia 15 de dezembro - data em que o Governo do Estado assumiu a coleta de lixo no litoral - foram coletadas 4,5 mil toneladas de resíduos domiciliares. O número representa um aumento de 12%, se comparado com o mesmo período da temporada de 2009/2010.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.