MOVIMENTO PELA ADEQUAÇÃO DE PROPRIEDADES RURAIS NO RJ

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Janeiro de 2011

Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2011 — A Conservação Internacional apóia a iniciativa da ONG parceira, o Instituto Terra de Preservação Ambiental, pela adequação ambiental de propriedades rurais no estado do Rio de Janeiro ao Código Florestal Brasileiro.

A recente catástrofe causada pelas chuvas na região serrana do estado mostrou a gravidade e o perigo inerente das ocupações urbanas em zonas de risco e áreas instáveis, como encostas e margens de rios. A campanha clama pelo fim desse que é um cenário comum nas cidades brasileiras, consolidado ao longo de anos por descaso político e consequente falta de políticas públicas adequadas de habitação popular.

O Brasil conta com uma legislação ambiental considerada das mais rigorosas e completas do mundo. No Código Florestal, criado em 1965 e revisto em 2002, está prevista a obrigação das propriedades em manter as margens de rios, córregos, nascentes, topos de morro e encostas declivosas com vegetação nativa. São as chamadas Áreas de Preservação Permanente (APP), ou seja, aquelas zonas em que a cobertura vegetal deve ser mantida integralmente. Outra premissa do Código Florestal é a obrigação de que cada propriedade rural mantenha parte do seu terreno com floresta nativa, para que esta vegetação mantenha o solo firme, absorva a água da chuva e o ajude a equilibrar o clima local e regional. São as chamadas Reservas Legais (RL). As porcentagens variam de bioma para bioma, chegando a 20% na Mata Atlântica e 80% na Amazônia.

Caso a lei fosse respeitada, os danos do recente episódio no Rio de Janeiro - já considerado a maior tragédia climática da história do país, com 1000 mortos e 400 desaparecidos - seriam infinitamente inferiores, uma vez que os deslizamentos de terras aconteceriam em menor escala e, quando ocorressem, não encontrariam casas e seres humanos pelo caminho. Mesmo assim, a bancada ruralista no Congresso Nacional, liderada pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), quer alterar o Código Florestal e permitir, por exemplo, a ocupação de topos de morros, além de reduzir o tamanho das matas ciliares, acabar com as Reservas Legais e anistiar os desmatadores históricos. A votação deve acontecer em março.

Neste sentido, a campanha empreendida pelo Instituto Terra defende que o estado do Rio de Janeiro antecipe a adequação ambiental de suas propriedades com base no Código Florestal em vigor até o dia 1° de janeiro de 2012. Para tanto, é preciso fazer um mapeamento completo de todas as Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais em território fluminense, a começar pelas maiores. Apenas serão regularizadas as fazendas, sítios e chácaras que cumprirem à risca as determinações da legislação brasileira, enquanto as outras receberão multas e sanções aplicáveis em curto prazo. Para as menores propriedades, o estado deverá disponibilizar apoio técnico e financeiro para a adequação.

O Instituto Terra solicita o apoio da população a esse pleito e está colhendo assinaturas para transformá-lo em decreto estadual. A petição será entregue ao governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, tão logo o número necessário seja atingido.


 

Fonte: Conservação Internacional Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.