SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E GOVERNO JAPONÊS INICIAM PROJETO PARA MELHORAR QUALIDADE DA ÁGUA EM LONDRINA

Panorama Ambiental
Paraná (PR) – Brasil
Fevereiro de 2011

21/02/2011
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, recebeu, nesta segunda-feira (21), integrantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), da Agência Ambiental de Hyogo e da Universidade de Kobe no Japão. Eles vieram apresentar a metodologia utilizada em um projeto de melhoramento da qualidade da água, que será implementado na bacia do ribeirão Lindóia, em Londrina.

“Estaremos indicando técnicos dos órgãos ambientais que darão todo o suporte necessário à implantação do projeto em Londrina e receberão um treinamento referente a metodologia japonesa prevista nas ações em parceria”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.

O projeto – que está em fase inicial de implementação e terá três anos de duração – tem o objetivo de estabelecer um sistema de monitoramento da água e disponibilizar os dados a comunidade, órgãos públicos, universidades e ONGs para atividades de preservação e melhoria da qualidade da água.

“O monitoramento de micro-organismos potencialmente patogênicos é fundamental no acompanhamento da qualidade da água”, explica o diretor da Agência Ambiental de Hyogo, Jiro Eiho.

A proposta da comitiva japonesa prevê a capacitação de técnicos paranaenses em estudos e pesquisas de medição da qualidade da água nos rios da região. Serão desenvolvidas ações de acompanhamento das condições de saneamento, implantação de um sistema de monitoramento para conservação ambiental e um programa de educação sócioambiental.

A cidade de Londrina possui 84 cursos de água - incluindo rios e lagos artificiais - , é a terceira cidade em população na região Sul do Brasil e o seu crescimento urbano está acarretando no desequilíbrio ambiental e redução da qualidade da água.

Em 2006, o Conselho de Meio Ambiente de Londrina, Secretaria do Meio Ambiente e Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) - promoveram um monitoramento da qualidade da água em 26 trechos de rios da cidade, sendo que 11 deles apresentaram baixíssima qualidade.

Além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, (SEMA), participarão do Projeto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sanepar e Organização Não-Governamental Instituto Ecometrópole (ONG).

Participaram do encontro o coordenador de educação ambiental da SEMA, Paulo Roberto Castella; o professor da Universidade de Kobe, Kawabata Masato e o gerente da Agência Ambiental de Hyogo, Masayuki Imanishi.

INSTITUTO DAS ÁGUAS – Após visita à Secretaria do Meio Ambiente, a comitiva esteve no Instituto das Águas do Paraná, onde foram recebidos pelo presidente Márcio Nunes.

Os visitantes conheceram as atribuições do AguasParaná, o papel da instituição nos assuntos climáticos e ouviram uma palestra sobre o programa “Proesas Rurais”.

“O intercâmbio de informações é importantíssimo, pois meio ambiente é um assunto que ultrapassa fronteiras”, declarou o presidente do Águas Paraná, Márcio Nunes.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEMA

+ Mais

Paraná e Japão estudam parcerias em meio ambiente e energia

07/02/2011
O Governo do Paraná ampliou os contatos com o Japão para a transferência de tecnologia nas áreas de meio ambiente e de energias renováveis. O diretor da Japan External Trade Organization (Jetro), espécie de agência de fomento do governo japonês, Yoshiaki Usami, se reuniu, manhã desta segunda-feira (7), com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.

Nos encontros, que começaram na sexta-feira (4) com os secretários estaduais Cássio Taniguchi, do Planejamento, e Jonel Iurk, do Meio Ambiente, o diretor da Jetro recebeu informações para o relatório que será entregue ao governo japonês e a empresas interessadas em fazer negócios no Brasil. Curitiba foi escolhida pela Jetro, junto com Taiwan e Estocolmo (Suécia), como uma das três melhores regiões do mundo para se investir no setor de meio ambiente e desenvolvimento limpo.

“São locais onde o Japão pretende oferecer tecnologia no setor de desenvolvimento ambiental sustentável. Essa tecnologia servirá para dar mais estabilidade e garantir avanços na qualidade de vida e na preservação do meio ambiente”, explicou o secretário Ricardo Barros. Na reunião, na sede da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Japão, Yoshiaki teve acesso a detalhes dos estudos e projetos em andamento na Copel na área de energias limpas.

COPEL – De acordo com o superintendente de energias renováveis da Copel, Francisco Oliveira, a empresa possui histórico da utilização de energias renováveis, já que mais da metade da produção da Companhia vem dessa fonte. Francisco apresentou diferentes projetos e estudos com energia produzida por biodiesel, biomassa, reciclagem de lixo, vento, luz solar e microalgas.

Ricardo Barros reiterou o interesse do Governo do Estado em estreitar as relações com o Japão e disse estar confiante com a possibilidade do aumento de investimentos japoneses na capital paranaense. “Tenho certeza que o relatório a ser elaborado pelo diretor da Jetro para o Japão e para as empresas japoneses propiciará grandes investimentos em Curitiba”.

Também participaram da reunião o deputado federal Luiz Nishimori, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, o diretor da Câmara, Fujio Takamura, o representante da Câmara Heberthy Daijó e o representante da Associação Paranaense dos Ex-Bolsistar Brasil Japão (Apaex) Makoto Yamanouchi.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná - Secretaria de Indústria e Comércio


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.