BRASIL LANÇA CONSULTA SOBRE ESTRATÉGIA
NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2011

08/04/2011 - Maiesse Gramacho - O Brasil deu hoje (8/4) mais um passo rumo às metas estabelecidas no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB). O País iniciou nesta sexta-feira um processo de diálogo que pretende envolver Governo, sociedade civil e o setor produtivo para produzir uma estratégia nacional para conservação e uso sustentável de sua biodiversidade.

Denominada Diálogos sobre Biodiversidade: Construindo a Estratégia Brasileira para 2020, a iniciativa foi apresentada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em cerimônia realizada nesta manhã no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento reuniu autoridades brasileiras, estrangeiras e representantes de organizações não-governamentais. "Esta é uma forma de valorizarmos todos os atores envolvidos na discussão de como faremos para atingir as metas da Convenção", disse Izabella.

De acordo com a ministra, o objetivo dos diálogos é fortalecer a implementação dos acordos da 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (CDB COP10), que aconteceu em outubro de 2010 em Nagoia (Japão), por meio do engajamento da sociedade brasileira nesse processo. Está prevista a realização de cinco diálogos setoriais e, depois, a sistematização das contribuições.

Apoio - O processo de diálogo iniciado hoje tem o apoio do Reino Unido, e a ministra britânica do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Caroline Spelman, participou do lançamento. "Queremos fortalecer nossa relação com o Brasil. Queremos promover iniciativas que demonstrem o valor da biodiversidade", disse Caroline, ao citar exemplos de parcerias e projetos desenvolvidos pelos dois países.

Para ela, o diálogo deflagrado hoje "ajudará o Brasil a dar uma contribuição positiva para os novos esforços globais de conservação". A ministra anunciou, inclusive, um incentivo financeiro ao País, de aproximadamente R$ 240 mil, para ajudar no desenvolvimento de sua estratégia. Caroline Spelman está no Brasil desde a última quarta-feira (6/4), quando conheceu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Brasil e Reino Unido têm atuado conjuntamente em foros internacionais de meio ambiente, principalmente no que diz respeito a mudanças climáticas e biodiversidade. A expectativa é de que o trabalho conjunto fortaleça o protagonismo que o Brasil vem exercendo nas conferências da ONU e nas negociações multilaterais. "Eu e a ministra Izabella estamos determinadas a fazer a diferença, determinadas a usar nossa vontade política para avançar nessa agenda [da biodiversidade], assim como fizemos em Nagoia", afirmou Caroline Spelman.

Outras instituições, como a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), o WWF-Brasil, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e o Ministério das Relações Exteriores também são parceiras do MMA na iniciativa lançada nesta sexta-feira.

Plano - O resultado do processo de diálogo será um plano de ação a ser apresentado pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012. O documento definirá ações em consonância com as metas estabelecidas pela CDB em seu Plano Estratégico 2011-2020.

+ Mais

Inglaterra debate com Brasil a preparação da Rio + 20

08/04/2011 - Cristina Ávila - Logo após encontro com autoridades nacionais e estrangeiras no Palácio do Itamaraty, nesta sexta-feira (8/4), para discussão da estratégia nacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, a ministra Izabella Teixeira se reuniu com a ministra britânica do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Caroline Spelman, na sede do MMA.

A Inglaterra está interessada em estreitar relações com o Brasil para a preparação da Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no próximo ano, no Rio de Janeiro.

"Esse é um desafio não apenas do Brasil, mas do mundo", comentou Izabella Teixeira. Ela enfatizou a importância da união entre os países para alcançar a economia verde, que será um dos três temas do encontro de 2012.

Os outros dois temas serão sobre governança ambiental internacional e avanços alcançados desde a Eco 92, que foi o primeiro grande encontro internacional sobre conservação da biodiversidade, que também foi realizado na capital carioca. Além dos técnicos do MMA e do secretário-executivo, Francisco Gaetani, estiveram na reunião representantes do Ministério da Fazenda.

A ministra Caroline Spelman enfatizou a importância da Rio + 20 para que o mundo conquiste a integração da economia, com iniciativas sociais e ambientais. "Essa é uma fantástica oportunidade nessa batalha".

O diretor britânico do departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Mike Anderson, disse que empresários do Reino Unido estão cada vez mais convencidos da necessidade e das vantagens de estar atentos às questões ambientais.

Mike Anderson citou estimativas de perdas econômicas: "Se as famílias na Inglaterra tivessem maior acesso a espaços verdes naturais, os custos da saúde poderiam ser reduzidos em 2,1 bilhões de libras anuais". Ele ainda disse que no verão de 2007, os custos devidos a inundações chegaram a 3,2 bilhões.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.