MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TRABALHA PARA ALTERAR CÓDIGO FLORESTAL NO SENADO, DIZ IZABELLA TEIXEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2011

08/06/2011
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (8) que a pasta trabalha para alterar o texto do novo Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados. A afirmação foi feita após reunião com senadores para tratar da ida da ministra ao Senado.

“Não podemos ter um texto que possa gerar contradições, que não seja recepcionado pela sociedade, que não esclareça para o agricultor familiar e para o agronegócio quais os seus direitos e como se regulariza a situação do passado e, mais do que isso, como avançamos em uma agenda ambiental sólida”, explicou Izabella, sem detalhar os pontos que devem ser alterados.

Ao lado dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Jorge Viana (PT-AC), Luiz Henrique (PMDB-SC), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Delcídio Amaral (PT-MS), a ministra avaliou o clima de discussão sobre o Código Florestal como extremamente positivo e de entendimento.


“Temos a oportunidade não só de fazer ajustes das imperfeições, mas também de criar novas condições em torno do debate político sobre o código em relação ao clima, à biodiversidade, à agricultura de baixo carbono. Há um leque de temas que deverão ser objeto, pelo menos no que depende do ministério, para ampliar o debate político e favorecer o diálogo para um relatório conjunto”, destacou.

A ida de Izabella Teixeira ao Senado estava agendada para amanhã (9), mas, devido a um compromisso do senador Luiz Henrique, relator do projeto na Comissão de Agricultura do Senado, foi remarcada para a semana que vem. Após a reunião, o senador Rodrigo Rollemberg declarou estar convicto de que será possível construir um entendimento em torno do novo texto do Código Florestal.

+ Mais

Ministério Público fluminense volta denunciar Companhia Siderúrgica do Atlântico por crimes ambientais

08/06/2011
Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro voltou a denunciar hoje (8) a Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) por crimes ambientais. O gestor técnico da empresa, Luiz Cláudio Ferreira Castro, também responderá ao processo na 2ª Vara Criminal de Santa Cruz.

A denúncia afirma que mesmo já respondendo a outra ação penal por danos causados ao meio ambiente durante testes no alto-forno 1, em junho de 2010, os réus não adotaram medidas de precaução ao acionar o alto-forno 2, em dezembro do ano passado.

A CSA também é acusada de não comunicar aos órgãos competentes os impactos ambientais gerados desde então, incorrendo em seis crimes previstos na Lei 9.605/1998, que trata de crimes contra o meio ambiente. A lei prevê prisão e multa a serem definidas pela Justiça Estadual.

+ Mais

Conama quer que Senado promova debate público sobre o novo Código Florestal

09/06/2011
Christina Machado
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou hoje (9) no Diário Oficial da União uma proposição para que o Senado promova um amplo debate público sobre o projeto de lei do Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 24.

De acordo com os termos da proposição, o objetivo é ampliar o debate para além das fronteiras políticas, envolvendo na discussão entidades e instituições técnicas ligadas ao setor.

No texto publicado no Diário Oficial da União, o Conama lembra a função republicana do Senado e sua representatividade, condições que habilitam a Casa para a promoção de “debates qualificados sobre matérias de relevante interesse nacional”.

Na proposição, assinada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o Conama ressalta a importância da revisão e atualização do Código Florestal, identifica a necessidade de aprimoramentos e se dispõe a “colaborar, examinando e oferecendo subsídios em relação aos dispositivos da proposta, ouvindo as contribuições dos diversos setores, considerando, inclusive, os compromissos e responsabilidades do Brasil no cenário mundial”.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.