PETROBRAS DIZ QUE VAZAMENTO NO PRÉ-SAL
DA BACIA DE SANTOS JÁ FOI CONTIDO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2012

31/01/2012 - Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – A Petrobras informou, em nota divulgada no início da tarde de hoje (31), que já foi contido o vazamento de petróleo em alto-mar na Bacia de Santos. A companhia disse que, por volta das 8h30, houve rompimento em uma coluna que transporta o petróleo até o navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, a 300 quilômetros da costa de São Paulo.

No local, está sendo realizado um teste de longa duração no pré-sal, a uma profundidade de 2.140 metros. Segundo a Petrobras, o poço foi fechado automaticamente após o rompimento, com estimativa de vazamento de 160 barris. A empresa estima que o óleo derramado não alcançará a costa.

A estatal também informou que acionou imediatamente o seu plano de emergência e que já comunicou a ocorrência à Marinha, ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O poço continua fechado e a empresa está recolhendo o petróleo que vazou.

+ Mais

Técnicos do Ibama sobrevoam Bacia de Santos para verificar vazamento de óleo

01/02/2012 - Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil - Brasília – Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) farão hoje (1º) um sobrevoo na região da Bacia de Santos para verificar a dimensão do vazamento de petróleo cru na área. De acordo com o Ibama, desde ontem especialistas foram enviados para acompanhar as operações de urgência feitas pela Petrobras em Macaé (RJ).

O Ibama informou ainda que ontem (31), por volta das 11h40, foi notificado do incidente no Teste de Longa Duração (TLD) de Carioca Nordeste, na Bacia de Santos, operado pelo FPSO (sigla em inglês para Unidade Flutuante de Produção, Armazenagem e Transferência).

Dados preliminares indicam que houve uma ruptura do equipamento chamado riser, que conecta a plataforma ao poço no fundo do mar, liberando 33 metros cúbicos de petróleo cru. Essa é a primeira análise feita pelos peritos.

Um plano de emergência, executado pela Petrobras, foi acionado para conter o vazamento por meio de duas embarcações de atendimento. De acordo com o Ibama, as atividades no local estão suspensas e a empresa só poderá retomar o trabalho depois de autorização do instituto. Segundo a Petrobras, o poço foi fechado automaticamente após o rompimento, com estimativa de vazamento de 160 barris. A empresa estima que o óleo derramado não alcançará a costa.

Ontem, a Petrobras informou que o vazamento em alto-mar foi contido. Segundo a companhia, por volta das 8h30, houve rompimento em uma coluna que transporta o petróleo até o navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, a 300 quilômetros da costa de São Paulo.

+ Mais

Óleo vaza durante operação de descarregamento de navio no Terminal de Osório no RS

26/01/2012 - Da Agência Brasil - Brasília – Um vazamento de óleo ocorreu hoje (26) no Terminal Osório da Transpetro, em Tramandaí, no Rio Grande do Sul. De acordo com nota divulgada pela companhia, o problema aconteceu na manhã desta quinta-feira em uma “monoboia, durante operação de descarregamento de um navio”.

A Transpetro diz ainda que rapidamente foram acionadas as “equipes de contingência da [companhia] e o Centro de Defesa Ambiental (CDA)” para os trabalhos de contenção e remoção do óleo.

Os órgãos ambientais, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Capitania dos Portos foram comunicados, segundo informou a Transpetro.

As causas do vazamento estão sendo investigadas pela companhia, que declarou também que “ainda não foi possível quantificar o volume de óleo derramado”.
O óleo já atingiu a Praia de Tramandaí, a mais frequentada pelos turistas.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.