CETESB LANÇA O GUIA NACIONAL DE COLETA E PRESERVAÇÃO DE AMOSTRAS DE ÁGUA NO ESTADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2012

21/03/2012 - Padronização dos procedimentos torna-se referência nacional para coleta e preservação de amostras para fins de monitoramento da qualidade das águas
Com a publicação do Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras de Água,Sedimento, Comunidades Aquáticas e Efluentes Líquidos, elaborado pela CETESB, com apoio da Agência Nacional de Águas – ANA, a comunidade técnico científica do país, e principalmente os profissionais envolvidos no monitoramento da qualidade dos recursos hídricos brasileiros, passam a contar com material de referência para executar a coleta de amostras de águas superficiais e sua preservação, dentro de critérios e metodologias internacionalmente reconhecidas para ensaios físico-químicos, microbiológicos, biológicos e toxicológicos.

A ANA, por meio da Resolução nº 724 de 03/10/2011, adota o Novo Guia como documento de referência técnica no monitoramento de qualidade dos recursos hídricos em todo território nacional para o atendimento ao Programa Nacional de Qualidade de Água - PNQA.

A cerimônia de lançamento oficial do Guia Nacional ocorreu no dia 20/3, no auditório da CETESB e contou com as presenças do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas; do secretário-adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos, Rogério Menezes; do diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas - ANA, Paulo Rodrigues Vieira; do presidente da CETESB, Otavio Okano e demais diretores e convidados.

O secretário Bruno Covas falou da importância da água, de seu bem, que é limitado, e do orgulho que sente pela produção desse Guia em parceria com a ANA. Frisou ainda que “os paulistas e todos os brasileiros também se sentem orgulhosos de poder contar com os trabalhos que são desenvolvidos pela Companhia, com metodologias científicas de ponta, conquistando selos de eficiência e de garantia, assegurando saúde por intermédio da qualidade da água”.

Otavio Okano, presidente da CETESB, lembrou que no passado, os técnicos utilizavam as notas técnicas como referência para métodos de preservação de amostras”. Em 1988, foi elaborado o primeiro Guia de Coleta de Amostras de Águas, o que subsidiou a confecção desse Guia Nacional. “É com muita satisfação acompanhar a evolução dos trabalhos da CETESB, culminando nesse Guia que o INMETRO adotará como referência nacional”, disse.

Essa publicação de 325 páginas não seria possível sem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que financiou a editoração e tiragem de 2.000 exemplares, bem como a elaboração de um vídeo trazendo os principais procedimentos de coleta para os ensaios previstos no PNQA.

Esse novo Guia de Coleta traduz a gestão do conhecimento do corpo técnico da CETESB, adquirido na prática diária e no processo de implantação de um Sistema de Qualidade dessas atividades, e demonstra a responsabilidade da Companhia, na sua missão institucional de transferência de tecnologia ambiental, colaborando para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A apresentação técnica do Guia ficou a cargo de Carlos Jesus Brandão, gerente do Setor de Amostragem da CETESB.
Texto: Rosely Ferreira
Fotos: José Jorge Neto

+ Mais

CETESB debate na FIESP reuso e novos padrões de qualidade da água

23/03/2012 - A escassez, o reuso e os novos padrões de potabilidade da água para consumo humano, de acordo com a nova Portaria nº 2914, aprovada em dezembro de 2011 pelo Ministério da Saúde, foram discutidos por empresários, especialistas e autoridades da área ambiental do setor público e privado, durante seminário realizado nesta quinta-feira (22/3) na FIESP – Federação da Indústria do Estado de São Paulo, em sua sede na avenida Paulista.

Para Carlos Roberto dos Santos, diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, “é preciso considerar os avanços do conhecimento técnico-científico, no que diz respeito aos padrões de potabilidade”, tendo como base as normas internacionais e as recomendações dos Guias de Qualidade da Água para Consumo Humano da Organização Mundial da Saúde – OMS, com a realidade brasileira.

Destacou, entre outros pontos, a base do processo de revisão dos padrões de qualidade, a preocupação do Ministério da Saúde em conciliar as exigências técnicas com os avanços tecnológicos e, sobretudo, o aprimoramento da gestão participativa para assegurar a saúde da população.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Rubens Rizek e o presidente da CETESB, Otavio Okano, participaram da mesa de abertura do seminário, capitaneado pelo diretor-titular-adjunto do Departamento de Meio Ambiente da FIESP, Eduardo San Martin. Rizek elogiou a iniciativa da Federação das Indústrias, afirmando que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a CETESB vêm trabalhando firmemente na fiscalização e na proteção dos mananciais, para preservar a qualidade da água.

Otavio Okano disse que, quanto ao reuso da água na indústria, há muito que se comemorar. Ele lembrou que na década de 70, na região de Ribeirão Preto, por causa do avanço do setor sucroalcooleiro, houve muitas ocorrências de mortandade de peixes e vários problemas ambientais decorrentes do lançamento de vinhaça nos rios, prejudicando também o abastecimento público.

“Com a ação fiscalizadora da CETESB e o esforço do setor produtivo, com projetos de tratamento de água e a reutilização da vinhaça em solo agrícola como fertilizante, a situação melhorou”, disse.

Após o encerramento dos debates, organizado em comemoração ao Dia Mundial da Água, houve a cerimônia de entrega da 7ª edição do prêmio às empresas que se destacaram em programas de reuso da água.
Texto: Rosely Ferreira


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.