BRASIL SEDIA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2012

30/04/2012 - O Brasil será sede das comemorações globais promovidas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), comemorado anualmente no dia 5 de junho. O tema deste ano - Economia Verde: Ela te inclui? - convida o mundo a avaliar onde a economia verde está no cotidiano de cada um e estimar se o desenvolvimento, por essa via, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões em 2050.

O Brasil foi sede do WED em 1992, durante a Cúpula da Terra, quando chefes de Estado, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para reorientar, recalibrar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. "Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século", declarou o subsecretário geral da ONU e diretor dxecutivo do PNUMA, Achim Steiner.

"Três semanas após o WED, o Brasil recebrá a Rio+20, onde líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem-sucedida um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta", acrescentou.

NÚMEROS POSITIVOS

Segundo o relatório do PNUMA Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, o Brasil tem tido uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes. A indústria de reciclagem do Brasil gera retorno de US$ 2 bilhões, ao passo que reduz as emissões de gases de efeito estufa em dez milhões de toneladas.

Só no Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem, em todas as suas formas, já emprega 12 milhões de pessoas. O Brasil é também líder na produção sustentável de etanol como combustível de veículos e está se expandindo em outras formas de energia renovável como a eólica e solar. Recentemente, a construção de 500 mil novas casas com instalações de paineis solares no Brasil gerou 300 mil novos empregos.

"Nós estamos muito felizes por sediar as celebrações globais pelo meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente no Brasil será uma grande oportunidade para apresentar os aspectos ambientais do Desenvolvimento Sustentável nas semanas que antecedem a Conferência Rio+20", declarou a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira.

PERSPECTIVA ÚNICA

"A história do Brasil, com a complexidade de sua economia diversa e dinâmica, a sua riqueza de recursos naturais e seu atual papel nas relações internacionais, oferece uma perspectiva única por meio da qual um resultado amplo e transformador se tornará possível na Rio+20",, salientou Achim Steiner. "O forte comprometimento do Brasil com a equidade social e seu papel de destaque entre economias desenvolvidas e em desenvolvimento, pode guiar e moldar debates".

As celebrações do WED no Brasil, na semana do dia 5 de junho, é parte de milhares de eventos que acontecem no mundo todo. O WED 2012 vai enfatizar o modo como ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde uma maratona até mutirões de limpeza, competições entre blogueiros, exibições, seminários, campanhas nacionais e internacionais e muito mais.
(Com informações do PNUMA)

+ Mais

Água e meio ambiente andam juntos

04/04/2012 - Luciene de Assis - O debate em torno da conservação dos recursos hídricos precisa estar diretamente ligado às discussões relacionadas à preservação ambiental. O ponto de vista foi defendido pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (04/04), na Subcomissão Permanente da Água do Senado. Segundo ela, água e meio ambiente não podem estar dissociados do discurso de preservação dos recurso naturais disponíveis.

Ao comentar os resultados positivos do VI Fórum Mundial da Água, realizado em Marselha, França, de 12 a 17 de março passado, com a participação de mais de 170 países, a ministra lembrou que, em poucos anos, a população do planeta chegará a 9 bilhões de pessoas, sendo que 94% dos habitantes da América Latina estarão concentrados nas cidades, segundo previsão da Organização das Nações Unidas (ONU). E este considerável aumento populacional demandará um consumo cada vez maior dos recursos hídricos e alimentos.

DUAS DÉCADAS
Izabella Teixeira lembrou que a água é um recurso estratégico, conduz à vida, tem função econômica e de inclusão social. O país, lembrou, tem papel de convergência e mobilização, no que se refere à produção de alimentos, ao uso dos recursos hídricos e na recuperação do solo, temas que farão parte também da agenda do Fórum Mundial da Água em 2018 no Brasil. Antes, porém, o Ministério do Meio Ambiente espera receber propostas de todos os segmentos organizados da sociedade, durante as discussões da Mesa Redonda sobre Recursos Hídricos, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20: "Serão os desafios do Brasil para os próximos 20 anos, com integração ambiental e inclusão social", reforçou a Ministra.

Para a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, é preciso incluir no debate a oferta, a quantidade e a qualidade desse recurso disponível. A senadora disse que, em termos internacionais, os agricultores brasileiros estão em desvantagem competitiva em relação aos produtores de outros países, que podem usar 100% de suas propriedades, em referência aos 20% de área protegidas por lei ambiental brasileira. Mas a ministra Izabella Teixeira divergiu: "Proteger as APPs (Áreas de Proteção Ambiental) é assegurar a sustentabilidade das propriedades. Temos de ser inovadores e estimular a recuperação dos recursos hídricos para termos produção agrícola contínua".


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.