RIO+20: 183 PAÍSES-MEMBROS DA ONU CONFIRMAM PRESENÇA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2012

11/05/2012 - Thais Leitão - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil no Rio de Janeiro (Unic Rio), Giancarlo Summa, informou hoje (11) que dos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), 183 já confirmaram presença na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Summa, que participou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, de um debate com profissionais da mídia sobre a Rio+20, acrescentou que 135 presidentes, vice-presidentes ou primeiros-ministros dessas nações se inscreveram para discursar durante a reunião.

Também presente ao debate, o secretário executivo da Comissão Nacional para a Rio+20, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, classificou o número de participantes como “expressivo”, principalmente se comparado aos presentes à Rio 92, que foi pouco superior a 100.

“Há um grande interesse internacional, o tema de fato é fundamental. Países com saldo devedor talvez não venham, mas os que estão crescendo, se desenvolvendo bastante virão”, disse.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, enfatizou durante o debate, que mesmo os países que não participarem da Conferência das Nações Unidas terão que discutir os assuntos tratados no evento, e que integrarão o documento final, em outros fóruns regionais realizados após a Rio+20.

“Estaremos com economias expressivas e os países que deixarem de vir vão lamentar”, disse.

A expectativa, segundo a ONU, é que jornalistas de várias partes do mundo trabalhem na cobertura da Rio+20, que deve reunir milhares de participantes dos mais variados setores da sociedade civil no Rio de Janeiro durante os dias 20, 21 e 22 de junho.

+ Mais

Izabella Teixeira defende mais ousadia no desenvolvimento da economia verde

10/05/2012 - Thais Leitão - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu hoje (10) mais ousadia por parte dos países para garantir o desenvolvimento da economia verde. Segundo Izabella, é preciso que as nações assegurem a viabilidade econômica, social e ambiental das propostas de desenvolvimento e ampliem competências ligadas às novas tecnologias ambientais.

“Os países, no contexto da economia verde, precisam ser ousados e essa ousadia vai desde o acesso até a qualidade do que é gerado e à eficiência do que estamos consumindo. A ousadia é buscar novos caminhos de produção e consumo sustentáveis, influenciando na mudança de comportamento para consumir melhor, com inclusão e proteção ambiental”, explicou, ao participar no Rio de Janeiro de um seminário sobre sustentabilidade promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

Izabella Teixeira também ressaltou que a declaração, que será aprovada ao fim da Rio+20, vai apontar novos rumos e práticas de desenvolvimento sustentável, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e energética e acrescentou: “Seria excepcional se tivéssemos obrigações de produção e consumo sustentáveis para todos os países, obrigações para os [países] desenvolvidos, porque os padrões de desenvolvimento deles não tem como ser replicado para todo o planeta”.

A economia verde é o conjunto, organizado e segmentado de setores da sociedade que decidiram pela oferta e demanda de produtos, servições e atividades sociais ambientalmente responsáveis e sustentáveis.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.