17 CATETOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS NO PARQUE DE BRASÍLIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2012

Elmano Augusto - Brasília (29/08/2012) – Pelo menos 17 catetos – mamíferos com casco, conhecidos popularmente como porco-do-mato, caititu ou pecari – foram encontrados mortos no interior do Parque Nacional de Brasília, nesta quarta-feira (29). A direção do parque não confirmou a causa das mortes, mas trabalha com a hipótese de intoxicação alimentar.

“Os animais devem ter saído dos limites do parque em busca de alimento e ingerido algum produto tóxico. Mas isso só os exames poderão comprovar”, disse Amaury Senna, chefe do parque, ao informar que as vísceras de alguns bichos foram recolhidas e encaminhadas para exame toxicológico no laboratório de veterinária da UnB. O resultado deve sair em um mês.

Os animais mortos foram encontrados pela manhã. Eles estavam espalhados em vários pontos das margens do lago da Barragem de Santa Maria, que fica no interior do parque e contribui para o abastecimento d´água de Brasília. As carcaças não tinham marcas de tiro, faca ou outros ferimentos. Exalavam mau cheiro e estavam em avançado estado de putrefação, o que indicava que as mortes teriam ocorrido havia alguns dias.

O cateto (Pecari tajacu) é o menor porco-do-mato existente no Brasil. Vive em grupos familiares de no máximo uma dezena e pode ser encontrado em amplas regiões, desde florestas tropicais úmidas a ambientes mais secos e abertos, como o cerrado. Alimenta-se de folhas, frutos, brotos, raízes e pequenos animais. Encontra-se ameaçado de extinção, principalmente pela perda de habitat e caça clandestina.

 

 


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.