GAETANI: ESFORÇO DESENVOLVIMENTISTA BIOMA TEM ATENÇÃO PRIORITÁRIA DO GOVERNO FEDERAL E É FOCO DE INICIATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2012

Quinta, 13 Setembro 2012 - Sophia Gebrim - A conservação e uso sustentável do bioma Cerrado fazem parte das ações prioritárias e estratégicas do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A afirmação foi feita na noite desta quarta-feira (12/09), pelo secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, durante a abertura do 7º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, no Memorial de Povos Indígenas, em Brasília. O encontro segue até o próximo domingo (16/09) e é canal de debates, discussões e troca de experiências entre todos os povos e comunidades que vivem e usam os recursos do bioma.

“Nós, do Ministério do Meio Ambiente, fazemos parte desse esforço que vem sendo feito em prol do desenvolvimento do Cerrado com diversas iniciativas e políticas públicas”, disse Gaetani, que representou a ministra Izabella Teixeira na abertura do evento. Como exemplo dessas ações, destacou o inventário florestal do bioma, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis rurais, projetos de recuperação de áreas degradadas, incentivo à produção e comercialização dos produtos da sociobiodiversidade e políticas de fomento aos povos e comunidades do Cerrado.

PEQUI E BARU

Paralelo ao encontro está acontecendo uma feira, com exposição e comercialização de produtos originários do Cerrado, como pequi, coquinho azedo, babaçu, buriti, baru, carnaúba, jatobá, arnica, entre outros. São cerca de 100 tendas regionais para exposição e comercialização de produtos de uso sustentável do Cerrado de cerca de 200 organizações comunitárias. As tendas de exposição são coletivas e divididas por estado, região ou articulação temática.

Também faz parte da programação uma série de atividades culturais, com shows, exposições e apresentações de teatro. Os organizadores do encontro esperam a presença de cerca de mil participantes de organizações da sociedade civil, incluindo representantes de comunidades tradicionais, agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, geraizeiros, ribeirinhos, sindicatos, organizações de assessoria, apoio e pesquisa. A Feira dos Povos do Cerrado e a programação cultural são abertas ao público em geral que pode participar, gratuitamente, das atividades.

+ Mais

Bolsa Verde amplia beneficiários

Busca Ativa realizada em Belém dá prioridade para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza
Carlos Américo
Da SEDR
Ampliar a inclusão de famílias de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico) e em programas sociais do Governo Federal é o objetivo da Oficina Busca Ativa, que se encerra nesta sexta-feira (14/09), em Belém. Estão sendo apresentados os princípios do Busca Ativa para inclusão e atualização cadastral de famílias de baixa renda, com prioridade para as que se encontram em situação de extrema pobreza – renda familiar de até R$ 70 por pessoa.

O segundo dia do evento será voltado à ampliação do Busca Ativa para o público do Bolsa Verde. Para isso, serão desenvolvidos planos de ação para alcançar famílias que moram em unidades de conservação, assentamentos e ribeirinhos de 31 municípios prioritários, que participarão da oficina. A ação é resultado de parceria entre prefeituras, superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria do Patrimônio da União e ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social.

CADASTRO

“Ao final da oficina vamos sair com planos para esses municípios, com cronogramas e tarefas divididas, para que representantes municipais, junto com ICMBio, Incra ou SPU, vão a campo para cadastrar as famílias”, explica a coordenadora da Gerência de Gestão Socioambiental da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Andrea Oncala, que participa da oficina.

Nesses 31 municípios paraenses prioritários estão 271 assentamentos e 19 Unidades de Conservação (UCs), que somados aos ribeirinhos totalizam 40 mil famílias que se enquadram no programa Bolsa Verde mas que ainda não são beneficiadas por não estarem no CadÚnico e no Bolsa Família.

Esta é a primeira oficina do Busca Ativa, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, com foco no programa Bolsa Verde. Outras seguirão o mesmo caminho para ajudar o programa a atingir a meta de fechar 2012 com 73 mil famílias atendidas. O número atual de famílias beneficiadas é de 29 mil.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.