IBAMA APRESENTA BALANÇO 2012 DO NÚCLEO
DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO RIO GRANDE DO SUL

Panorama Ambiental
Janeiro de 2013

Porto Alegre (10/01/2013) - Em 2012 o Núcleo de Licenciamento Ambiental (NLA/RS) instalado na Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul consolidou e ampliou sua atuação, registrando um aumento tanto no número de processos quanto de Licenças emitidas. Composto por oito analistas com dedicação exclusiva ao setor e contando ainda com a cooperação de especialistas de outros setores da Superintendência em campos específicos do conhecimento, o NLA conduz mais de 70 (setenta) processos de licenciamento dos mais diversos tipos de empreendimentos, incluindo rodovias, canteiros de obras, bota-foras e jazidas associadas, pontes, hidrelétricas, parques eólicos, linhas de transmissão, instalações militares, dutos submarinos e estações aduaneiras.

A produtividade do NLA em 2012 pode ser quantificada pela elaboração de 33 Relatórios de Vistoria, 26 Pareceres Técnicos, 22 Notas Técnicas e 19 Notas Informativas, que resultaram na emissão de 33 Licenças Ambientais pelo Ibama. Acresça-se a estes números 258 Ofícios com recomendações e orientações detalhadas aos empreendedores, Ministério Público e demais interessados. Foram realizadas 81 atividades externas pelos servidores do Núcleo em 2012, incluindo 67 vistorias e sete Audiências Públicas. Em 102 dias de 2012 tivemos analistas do NLA em atividades de vistoria.

A política de qualificação dos servidores desenvolvida pela Diretoria de Licenciamento se expressou em um aumento significativo dos dias empregados pelos técnicos em atividades de qualificação, atingindo 71 ao longo do ano, seja em cursos ministrados dentro da instituição (Biodiversidade, Solos e Avaliação de Impacto Ambiental) ou na Cetesb (Poluição de solo e água, Avaliação da qualidade da água em reservatórios e Derrame de óleo no mar).

Entre as 33 Licenças e Autorizações emitidas pela Diretoria de Licenciamento e Presidência do Ibama em processos conduzidos pelo NLA/RS em 2012, podem ser destacadas, pela complexidade da análise ou importância da obra, as Licenças Prévias do Parque Eólico Coxilha Negra (356 MW) e das Linhas de Transmissão Brasil - Uruguai e Salto Santiago - Itá - Nova Santa Rita, esta última abrangendo os três estados do sul do Brasil, com análise coordenada pelo NLA/RS envolvendo a participação de técnicos dos NLAs de Santa Catarina e Paraná. A emissão da Licença de Instalação para a implantação da BR 285, ligando São José dos Ausentes à Santa Catarina, conciliou a realização do anseio de melhoria de mobilidade em toda a região com características de projeto especificamente desenvolvidas para a redução dos impactos ambientais, que poderão ser vistas com o avanço das obras iniciadas em dezembro último.

A reativação da Usina Termelétrica de Uruguaiana (600 MW), após muitos anos de inatividade, será possível após a emissão da Renovação da Licença de Operação, em um processo conduzido em conjunto por técnicos do NLA e da Coordenação de Energia Elétrica, Nuclear e Dutos, de Brasília.

As obras de duplicação das rodovias BR 101 e BR 392 vão sendo concluídas, com a recuperação integral e devolução aos proprietários da maioria das 25 áreas de apoio licenciadas pelo NLA (canteiros de obras e jazidas), a duplicação da BR 386 segue em ritmo acelerado, tendo sido liberados mais quatro quilômetros de obras após a relocação de famílias de baixa renda. E um novo desafio se apresenta para o NLA em 2013: licenciar as estruturas de apoio necessárias à duplicação dos cerca de 250 km das BRs 116 Guaíba e Pelotas e 116-392 (Contorno de Pelotas), envolvendo 11 diferentes lotes, cada qual necessitando canteiros de obras, jazidas e pedreiras específicas.
Maria Helena Firmbach Annes e Mozart Lauxen
Ibama/RS
Foto: Mozart Lauxen

+ Mais

O Ibama doa cerca de seis toneladas de camarão-rosa em Pirabas no Pará

Belém (24/01/2013) - O Ibama apreendeu e doou mais de 5,7 mil quilos de camarão das espécies rosa e sete-barbas, em uma empresa de pesca localizada no município de São João de Pirabas, zona do salgado paraense. A empresa não apresentou a declaração de estoque do pescado relacionado ao inicio do defeso.

A declaração permite que os órgãos ambientais controlem o pescado, nesse caso o camarão, que foi capturado antes do início do defeso, e a declaração é obrigatória, devendo ser apresentada ao Ibama até seis dias após o início do defeso da espécie, que começou em 15 de dezembro do ano passado e se estende até o dia 15 de fevereiro. Este período é fundamental para que a espécie se reproduza e continue a manter os estoques próximos dos atuais.

Além da multa e apreensão do pescado, que foi doado ao programa Mesa Brasil, correspondente do Fome Zero no Pará, a empresa foi multada também por estar com as licenças de uso de amônia(gás que pode ser letal em grandes concentrações na atmosfera) e a outorga de uso da água, vencidas, além de prestar informações falsas em procedimentos ambientais, ao declarar estoque superior ao existente de pargo, peixe de elevado valor comercial, podendo assim “esquentar” peixes pescados durante o defeso. O total de multas aplicadas passa de dois milhões quatrocentos mil reais, a operação ocorreu no sábado, 19 de janeiro.
Ascom Ibama
Colaborou Alex Lacerda - Ibama/PA

 
 


Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.