SMA INICIA TESTE PARA DESPOLUIÇÃO DO RIO PINHEIROS

Panorama Ambiental
Outubro de 2013

24/10/13 - O secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, acompanhou na manhã dessa quinta-feira, 24 de outubro, o início dos testes das tecnologias apresentadas como solução para despoluir as águas do rio Pinheiros. Os testes acontecem em canais construídos junto à estação de traição da Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, onde são reproduzidas as condições encontradas no rio.

“Esses testes são essenciais não só para verificar a eficácia de cada tecnologia, mas também o custo, viabilidade de aplicação e até mesmo a necessidade de se utilizar mais de uma tecnologia ao mesmo tempo.” afirmou o secretário.

Os testes serão aplicados até o dia 24 de novembro. Depois dessa data, as empresas têm até dia 15 de janeiro para apresentarem seus relatórios.

“O tratamento das águas do rio Pinheiros é um desejo de toda a população e também do governo do Estado, que vê nesse processo um importante passo para se tornar cada vez mais sustentável”, ressaltou.

As tecnologias que serão testadas:

Método Biológico com aplicação do produto denominado Mycopur elaborado com base em fungos e leveduras.
Método Biológico com aplicação de produto biotecnológico a base de microrganismos naturais aeróbios facultativos.
Método Físico e Químicos denominado sistema FLOTFLUX – aeração, coagulação, floculação, flotação com ar atmosférico e com oxigênio puro e remoção do lodo flotado.

Método Biológico com aplicação do ACCELL 3, obtido pela combinação de proteínas de baixo peso molecular, extraídas de leveduras, com surfacantes, adjuvantes e água.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente coordena os trabalhos de aplicação e avaliação das tecnologias para identificar potenciais soluções que possam ser aplicadas no tratamento da poluição das águas do canal Pinheiros e supervisiona, por intermédio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, os testes. O plano para despoluição teve início com a publicação de comunicado da SMA, de 18 de março de 2013. Você pode acessar o comunicado da SMA que na íntegra no link: http://www.ambiente.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/03/COMUNICADO1.pdf

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.