CONSELHO DO MOSAICO DA AMAZÔNIA ORIENTAL DEFINE TEMAS PRIORITÁRIOS PARA 2014

Panorama Ambiental
Dezembro de 2013

19 Dezembro 2013 | Entre os dias 10 e 11 de dezembro, o Mosaico da Amazônia Oriental, também conhecido como Mosaico do Oeste do Amapá e Norte do Pará, realizou a segunda reunião ordinária de seu Conselho Consultivo, no Centro Diocesano de Macapá, na capital amapaense. Na ocasião, os conselheiros titulares e suplentes - representantes de povos indígenas, populações extrativistas, pequenos agricultores e órgãos governamentais - definiram o plano de trabalho para 2014 e os temas prioritários que orientarão a gestão integrada do Mosaico. Dentre eles estão: os grandes empreendimentos, o fortalecimento de cadeias produtivas e a proteção do território. Tais assuntos serão objeto de estudos, pesquisas e discussões no próximo ano.

O Conselho, que pela primeira vez conta com representantes de Terras Indígenas oficialmente incluídas em um Mosaico no Brasil, ainda discutiu os critérios para inclusão de novas áreas protegidas no mesmo. Além disso, foram realizadas palestras sobre as diversas formas e enfoques de zoneamento de unidades de conservação e terras indígenas, bem como sobre o avanço de medidas legislativas em prol da liberação da atividade minerária em áreas protegidas.

Tais discussões contribuíram para definir estratégias para avançar na adoção de um instrumento de gestão participativa e integrada a favor da proteção da biodiversidade, da valorização da sociodiversidade e do desenvolvimento sustentável em escala regional. “A reunião confirma sua relevância enquanto estratégia de gestão territorial na Amazônia e se mostra uma importante ferramenta, não só para aprofundar os conhecimentos de seus participantes, mas, sobretudo, de diálogo evidenciando que, mesmo havendo diferenças, é possível trabalhar em favor de um ideal comum”, avalia Luiz Coltro, analista de conservação do WWF-Brasil.

O encontro ainda contou com apresentações sobre o panorama de Mosaicos no Brasil e as diversas estratégias de captação de recursos para viabilizar a sua implementação. “Foi um momento muito bom e importante, pois tivemos a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e ter mais conhecimento. Apesar dos desafios é preciso conhecer a nossa realidade. Espero podermos nos encontrar de novo para dar continuidade ao trabalho”, explicou Aretina Tiriyó, cacique da aldeia Pedra da Onça, do Parque Indígena do Tumucumaque.

Para Rita da Conceição Lopes da Silva, participante da reunião e representante da Associação Agroextrativista de Produtores Rurais do Amapari (AAPRAP), o Mosaico é muito importante pois é uma amostra do povo, com normas e interesses diferentes. “Apesar das divergências, aqui é o espaço para discutirmos e produzirmos. Para sairmos enriquecidos de conteúdo e entendermos nossos anseios e se inspirar. Nosso Mosaico vai ser modelo”, promete.

WWF-Brasil e o Mosaico

O WWF-Brasil apoia as atividades de reconhecimento do Mosaico da Amazônia Oriental desde 2007. A instituição foi parceira no projeto: “Unidades de Conservação e Terras Indígenas: uma proposta de Mosaico para o oeste do Amapá e Norte do Pará”. A iniciativa surgiu a partir do desejo de integração dos indígenas com seus vizinhos agroextrativistas e preparou o cenário para que, após o reconhecimento do Mosaico por meio de portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), seus principais instrumentos de gestão estivessem previamente criados e discutidos, como o conselho consultivo e seu regimento interno. O projeto foi proposto e executado pelo Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé).

 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.