MARINHA DEFINE LIMITES DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA
DE TAMOIOS, EM ANGRA DOS REIS

Panorama Ambiental
Março de 2014

Agência Brasil18.03.2014 - 18h03 | Atualizado em 18.03.2014 - 18h30 - A Marinha incluiu nas Cartas Náuticas, nos folhetos de Aviso aos Navegantes e no Roteiro Costa Sul os limites da Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, na Baía da Ilha Grande, Angra dos Reis, litoral sul do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é restringir o acesso às áreas de reserva e coibir o fundeio de barcos e a pesca irregulares.

O texto publicado pela Marinha diz que “integram a Esec de Tamoios o entorno marinho e os parcéis de cada uma das 29 ilhotas, ilhas, lajes e rochedos, dentro do raio de 1 km de extensão, a partir da arrebentação das ondas do mar nas praias e nas encostas das ilhas, ilhotas, lajes e rochedos, situados na Baía da Ilha Grande, Baía da Ribeira e Baía de Paraty. É proibida a visitação pública, exceto com objetivo educacional , e a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável”.

Os limites foram definidos pelo Decreto nº 98.864/11000, que criou a Esec, mas ainda não estavam claros nos documentos da Marinha. De acordo com a procuradora da República Monique Cheker, a inclusão foi feita a pedido do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, para diminuir a prática de irregularidades e crimes ambientais.

“Ao contrário das outras estações ecológicas, 96% da Esec de Tamoios é composta por água, então é diferente de uma unidade de conservação terrestre, onde, em tese, já está limitado fisicamente, visualmente. Na realidade, tecnicamente, eu como navegador, não conseguiria delimitar se eu estaria efetivamente no raio de 1 km dessas ilhas. Então, o objetivo do MPF foi dar o máximo de transparência ao raio de 1 km de cada uma dessas ilhas”, disse a procuradora.

Segundo ela, foram feitas notas e informações nas Cartas Náuticas que remetem ao chamado Roteiro Costa Sul, que mostra os limites em um mapa. “E aí, nesse roteiro, você tem geográfica e visualmente delimitada a estação ecológica. Eu, por exemplo, agora, por GPS [Sistema de Posicionamento Global, na sigla em inglês], consigo verificar se estou dentro da estação ou não”.

A Esec de Tamoios é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada como contrapartida pela implantação das Usinas Nucleares de Angra 1, 2 e 3, com o objetivo de fazer pesquisa e monitoramento dos ambientes marinhos e das ilhas da Baía da Ilha Grande. Nos limites da Estação Ecológica é proibido desembarcar, mergulhar, pescar, fundear e construir. A fiscalização fica a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da própria Unidade de Conservação e também do Ibama e da Marinha.

 


Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.