26/07/2021 
              – Há alguns meses a rede de supermercados do Reino 
              Waitrose proibiu a venda de revistas com brinquedos descartáveis 
              de plástico, depois que uma garota galesa de dez anos reclamou 
              com a rede por causa desses brindes de plástico que vinham 
              em sua revista favorita. A 
              empresa atendeu a demanda da jovem.  
               
             
            O Plastic no Thanks falou 
              sobre a iniciativa e quis saber o que mais o Waitrose estava fazendo 
              para reduzir ou eliminar o plástico de uso púnico 
              de suas lojas. A empresa afirma que o meio ambiente é muito 
              importante para a companhia e também para seus clientes. 
               
             
            “Todas as nossas 
              embalagens estão atualmente em revisão e certamente 
              consideraremos seus comentários sobre o plástico de 
              uso único, à medida que continuamos a fazer isso. 
              Nesse ínterim, temos o compromisso de tornar todas as nossas 
              embalagens de rótulo próprio, amplamente recicláveis, 
              reutilizáveis ou compostáveis em casa até 2023”, 
              diz Karl Middleton, do Waitrose. 
               
               
             
            
             
             
            “O ‘black 
              plastic’ é uma das nossas principais prioridades porque 
              não é fácil reciclar e os sensores infravermelhos 
              das fábricas de reciclagem têm dificuldade em recolhê-lo. 
              Comprometemo-nos a parar de usar embalagens de plástico preto 
              em todos os nossos rótulos e, até agora, removemos 
              65% de nossas embalagens de plástico preto em frutas e vegetais 
              frescos”, afirma o Waitrose em comunicado enviado ao Plastic 
              no Thanks. 
               
             
            Embalagens de frutas 
              A empresa diz estar trocando embalagens de plástico por outros 
              materiais, como estratégia para reduzir o consumo de plásticos 
              de uso único. “Algumas mudanças recentes incluem, 
              todas as uvas Duchy Organic que foram embaladas em uma bandeja de 
              papelão reciclável em vez de uma de plástico. 
              Uma inovação no mercado de uvas, a movimentação 
              é calculada para economizar 1,3 toneladas de plástico 
              por ano. Um envoltório compostável doméstico 
              também está sendo testado.” 
               
             
             “A bananas 
              é o terceiro produto mais vendido da Duchy, e a introdução 
              de sacolas compostáveis caseiras economizará 18 toneladas 
              de plástico anualmente e fará da Duchy Organic a primeira 
              marca própria de supermercado a fornecer essas embalagens 
              para suas bananas. Um filme transparente feito de polpa de madeira 
              de origem sustentável, a Celanese substituirá o plástico 
              nas embalagens de frutas vermelhas. Começando com mirtilos 
              - outra linha Duchy mais vendida - a janela de plástico do 
              pacote será trocada por Celanese”, diz o comunicado. 
               
               
            “Gostaríamos 
              de assegurar que estamos trabalhando com nossos fornecedores para 
              entender onde o plástico desnecessário é usado 
              e reduzi-lo”, finaliza Karl Middleton. 
               
             
            O movimento Plastic 
              no Thanks apoia iniciativas de empresa para reduzir o uso 
              de plástico descartável de uso único e cobra 
              posicionamento das companhias sobre suas iniciativas. Ouvir os consumidores 
              e a sociedade é uma ótima estratégia socioambiental. 
               
             
            Da redação, 
              com informações da Waitrose 
              Fotos: Pixabay/Reprodução 
             
             |