Plásticos chegam ao Ártico de todo o planeta

Brasil é um dos países que ‘contribuem’ para a poluição na região

 
 

28/02/2023 – Desertos, ilhas, oceanos e até nas regiões mais inóspitas do planeta já é possível encontrar detritos ou resíduos plásticos. O destino agora é o Oceano Ártico, mas ainda não se sabe ao certo como esse lixo chega à região. Um novo projeto de ciência cidadã realizado pelo Instituto Alfred Wegener – AWI, na sigla original, baseado na Alemanha, traz uma nova informação importante para entendermos como esses plásticos chegam tão longe.

Em parceria com as empresas que trabalham no turismo ao Ártico, os viajantes e cientistas cidadãos recolheram e registraram resíduos plásticos nas praias do arquipélago ártico norueguês de Svalbard. No período de 2016 e 2021, os voluntários encontraram 23 mil itens ou 1.620 quilos de resíduos plásticos.

Segundo a AWI, um terço de todos os resíduos plásticos que ainda podiam ser rastreados pelos rótulos e marcas, indicou que sua origem era Europa, sendo a maior parte oriunda da Alemanha. O relatório publicado da revista Frontiers in Marine Science revela que países desenvolvidos e industrializados têm grande responsabilidade sobre a produção, consumo e descarte inadequado de detritos plásticos no Ártico e em outras regiões do planeta.

Reprodução/Pixabay

 



O relatório indica que 80% dos resíduos são plásticos e a maioria dos detritos é proveniente da atividade de pesca, contudo nestes casos não foi possível identificar a origem. Em apenas 1% do material recolhido foi possível verificar etiquetas ou rótulos, que indicavam ser da Rússia e da própria Noruega.

Segundos os responsáveis pelo levantamento, com base em modelos de computador, foi possível verificar que as fontes são locais e remotas. No caso das fontes locais, resíduos plásticos vêm de navios e comunidades do próprio Ártico. Já as fontes remotas, detritos plásticos e microplásticos chegam ao Oceano Ártico a partir do Atlântico, Mar do Norte e Pacífico Norte.

Entre as origens dos resíduos estão Brasil, China e Estados Unidos, mas países da Europa, como Alemanha também estiveram presentes. Aliás, a Alemanha foi a campeã do continente europeu. Em comparação com estudos anteriores, o relatório indica que houve um aumento dos detritos nas costas do Ártico.

O relatório mostra que mesmo os países mais ricos e industrializados ainda não conseguem controlar de forma adequada o descarte ou a reciclagem de resíduos plásticos. O novo Tratado de Plásticos da ONU é extremamente necessário e precisamos avançar nessa legislação global.

Da Redação, com informações de agências de notícias.
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.