Incentivar clientes que recebem comida por entrega a não aceitar talheres de plástico tem ótimo resultado

Pesquisa indica que o lixo plástico pode ser drasticamente reduzido com a prática

 
 

19/12/2023 – Dados indicam que em 2021, mais de 400 milhões de toneladas métricas de lixo plástico foram produzidas em todo o planeta e estimativas ressaltam que esse número pode aumentar nos próximos anos, se não houver esforços para a redução da poluição por plástico de uso único. O período, durante a pandemia de COVID-19, foi determinante para o aumento e até a consolidação do consumo de comida por entrega e o consequente aumento de plásticos descartáveis.

Uma nova pesquisa indica que práticas ecológicas vindas dos fornecedores podem mudar um pouco a perspectiva de aumento do lixo plástico, como por exemplo, encorajarem ou sugerirem que clientes não peçam ou recebam talheres de plástico. Os pesquisadores afirmam que existem poucas políticas sobre a redução de plástico ao nível do consumidor, com exceção de sacolas plásticas, algo já difundido em várias partes do mundo.

Segundo a pesquisa, esses “empurrões ecológicos” podem mudar uma realidade de consumo e fazer diferença na cadeia circular, e de como consumimos alimentos por entrega no dia a dia. Essa redução em países como a China, por exemplo, onde o estudo foi realizado, tem impacto significativo na produção de plástico. O país é o maior produtor e consumidor de talheres descartáveis de plástico do planeta.

Reprodução/Pixabay

 



Os números de consumo de talheres na China são assustadores. Em 2019, mais de 540 milhões de chineses eram consumidores de serviços de entrega de comida e consumiam mais de 50 milhões de conjuntos de talheres descartáveis de plástico por dia, que após o uso único foram descartados de maneira inadequada, sem nenhum processo de reciclagem. As autoridades chinesas tentam reduzir o desperdício desses utensílios e estabeleceram uma meta de redução em 30% nas entregas de comida até 2025.

Em 2022, as principais empresas de entrega de comida na China possuíam mais de 753 milhões de usuários em suas plataformas, entre elas a Uber Eats, Alibaba e DoorDash. Os pesquisadores avaliaram tipos de alimentos, como nuggets verdes do Alibaba, para redução do uso dos talheres descartáveis. Também aferiram resultados sobre a opção de “sem talheres” e a inclusão de pontos verdes para trocas e recompensas para quem não pedisse talheres. Esses pontos verdes podem garantir até o plantio de uma muda de árvore.

O estudo publicado na revista Science, verificou o histórico mensal de pedidos de alimentação de cada consumidor, durante o período de dois anos, entre 2019 e 2020, em dez grandes cidades da China. Como parâmetro, definiram três cidades com estímulos verdes, Pequim, Xangai e Tianjin; e outras sete sem estímulos, Qingdao, Xi'an, Guangzhou, Nanjing, Hangzhou, Wuhan e Chengdu. De forma aleatória, os autores da pesquisa amostraram cerca de 200 mil usuários ativos, ou seja, que realizaram ao menos um pedido entre 2019 e 2020.

Os pesquisadores verificaram que incentivos verdes, que estimularam a rejeição por talheres descartáveis de plástico e premiavam os consumidores com pontos verdes, fizeram com que pedidos sem talheres aumentasse 648%. Se a prática for incentivada em todo o país, cerca de 21,7 milhões de conjuntos de talheres seriam evitados anualmente. Isso equivale a 3,26 milhões de toneladas métricas de resíduos plásticos e 5,44 milhões de árvores, matéria-prima dos hashis (pauzinhos de madeira), anualmente.

Referências: Guojun He, Reduzindo talheres descartáveis com cutucadas verdes: evidências da indústria de entrega de alimentos da China, Science (2023). DOI: 10.1126/science.add9884. www.science.org/doi/10.1126/science.add9884

Da Redação, com informações de agências internacionais
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

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