Tempo de discussão para o tratado global sobre de plástico

Declaração do Diretor Executivo na conferência de imprensa de abertura do INC-4

 
 

24/04/2024 – DISCURSO PROFERIDO POR: Inger Andersen - PARA: Conferência de imprensa de abertura do INC-4 - Ottawa, Canadá - Meus agradecimentos aos membros da imprensa pela cobertura dessas negociações.

Quando os plásticos foram comercializados em massa pela primeira vez, na década de 1950, o conceito de deitar fora itens úteis após uma única utilização era tão estranho que tivemos de aprendê-lo. Avançamos setenta anos e aprendemos bem a lição. Bem demais.

A nossa cultura do descarte significa que o plástico inunda os nossos esgotos, bloqueia os nossos rios, sufoca os nossos oceanos e entra nos nossos corpos. Este mundo descartável deve ser jogado fora.

Há dois anos, a Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente deu luz verde a estas negociações para um instrumento internacionalmente vinculativo sobre a poluição por plásticos, que lide com todo o ciclo de vida dos plásticos.

Deixe-me ser claro o que implica o “ciclo de vida completo”. Significa eliminar o plástico desnecessário de utilização única e de curta duração, implementar modelos de recarga e reutilização e produzir plástico menos problemático.

Reprodução/Pixabay

 



Significa abordar produtos químicos nocivos e conceber para a circularidade. Significa investir na gestão e reciclagem de resíduos sólidos – para que possamos utilizar, reutilizar e reciclar recursos de forma mais eficiente.

O ambiente político e jurídico adequado será fundamental para o sucesso do instrumento. Estou a falar de metas globais, prazos acelerados, regras e obrigações vinculativas e muito mais. A boa notícia é que existem pontos emergentes de convergência que podem criar este ambiente.

Vimos progressos nas três primeiras rondas de negociações, que colocaram o texto sobre a mesa para posterior elaboração. O INC-4 deve agora fazer progressos significativos neste texto e chegar a acordo sobre um mandato para o trabalho intersessões nos meses seguintes.
Se conseguirmos estas coisas, poderemos terminar este processo no INC-5 em Busan este ano com um instrumento que prepara o terreno para acabar com a poluição plástica, protegendo assim a saúde humana e do ecossistema, garantindo ao mesmo tempo uma transição justa e espaço para o sector privado prosperar em novos mercados sustentáveis.

E é por isso que peço aos negociadores que demonstrem empenho, colaboração e ambição na próxima semana, para que possamos avançar o texto e chegar a um acordo para combater a poluição plástica de uma vez por todas.

Da UNEP
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.