Como nova lei na União Europeia para tampas de garrafas está mudando a gestão de resíduos plásticos

Uma mudança regulatória significativa aconteceu em toda a União Europeia, garrafas plásticas de uso único devem ter suas tampas ou tampinhas fixadas

 
 

10/01/2025 – As tampas de garrafas ou de potes de plásticos são diariamente perdidas ou descartadas, separadamente são responsáveis por uma grande parte dos resíduos plásticos encontrados em ambientes marinhos.

A partir do dia 3 de julho de 2024, uma mudança regulatória significativa aconteceu em toda a União Europeia, garrafas plásticas de uso único devem ter suas tampas ou tampinhas fixadas. Embora isso possa parecer um ajuste pequeno, é uma parte fundamental da estratégia mais ampla para abordar a questão generalizada da poluição plástica. Esta regulamentação vai além da simples estética, ela desempenha um papel importante na diminuição do impacto ambiental dos resíduos plásticos.

Ainda que pequenas, as tampas e tampinhas de garrafas plásticas contribuem significativamente para os quase 26 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados anualmente na Europa. Grande parte desses resíduos se torna lixo marinho, com plásticos constituindo aproximadamente 80% dos detritos em nossos oceanos. O desafio com as tampas plásticas é que elas diariamente se desprendem das garrafas durante o descarte e a reciclagem, levando ao aumento do lixo e à ineficiência nos sistemas de reciclagem. A União Europeia pretende combater esse problema de frente, exigindo que as tampas permaneçam presas.

Reprodução/Pixabay

 



Esta norma faz parte da Diretiva de Plásticos de Uso Único da União Europeia, que tem como objetivo os itens plásticos mais comuns encontrados nas praias europeias. A intenção do regulamento não é eliminar o plástico, mas abordar o uso e o descarte incorreto de produtos plásticos. A condição para tampas acopladas tem como objetivo simplificar o processo de reciclagem e reduzir a probabilidade de as tampas acabarem como lixo, minimizando assim o seu impacto ambiental.

A criação deste regulamento é um exemplo real do compromisso da União Europeia com a transição para uma economia circular. A estratégia mais ampla para plásticos contém uma série de medidas projetadas para melhorar os processos de reciclagem, reduzir o desperdício de plástico e promover alternativas sustentáveis.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.