Mil dias de negociação, mil anos sem poluição plástica

Essa poluição está prejudicando os sistemas naturais e as espécies das quais dependemos

 
 

30/01/2025 – Meus agradecimentos à República da Coreia e à cidade de Busan por nos receberem enquanto nos reunimos para a quinta rodada de negociações sobre um instrumento juridicamente vinculativo para acabar com a poluição por plástico.
Hoje marca mil dias desde a histórica resolução da UNEA dando sinal verde para essas negociações. Como alguns outros acordos multilaterais levaram décadas para serem feitos, isso marca um bom progresso.

Mas a poluição plástica opera em uma escala de tempo diferente. Alguns plásticos podem levar até mil anos para se decompor. Mesmo assim, eles se decompõem em partículas cada vez menores que persistem, permeiam e poluem.

Essa poluição está prejudicando os sistemas naturais e as espécies das quais dependemos. Tornando mais difícil a adaptação às mudanças climáticas, prejudicando a resiliência do ecossistema e bloqueando os sistemas de drenagem nas cidades. Muito provavelmente também prejudicando a saúde humana. E o crescimento na produção de plástico está emitindo mais gases de efeito estufa, nos empurrando ainda mais para o desastre climático.

É por isso que a pressão pública e política por ação aumentou a um crescendo. Catadores de lixo e grupos da sociedade civil estão totalmente engajados. Empresas estão pedindo regras globais para orientar essa realidade futura. Povos indígenas estão se manifestando. Cientistas estão chamando a ciência. O setor financeiro está começando a fazer movimentos. No nível internacional, também houve sinais claros de que um acordo é essencial – incluindo a declaração do G20 na semana passada, que disse que os líderes do G20 estavam "determinados" a fechar esse tratado até o final do ano.

E nós do PNUMA recebemos cartas de milhares de crianças em todo o Quênia, nossa sede e o lugar onde este instrumento foi concebido. Vou ler apenas uma, de Myles Kariuki, que diz: "Como essa poluição plástica se espalha, não teremos comida. Os peixes estão comendo plástico. Nossos pais não terão dinheiro para pagar nossas mensalidades escolares. Por favor, ajude-nos." Essencialmente, em sua comunidade, a captura de peixes diminuiu devido ao plástico nas redes e as vidas das pessoas são impactadas.

Aqui, em Busan, chegamos ao momento da verdade, para crianças como Myles e pessoas do mundo todo. Esta é sua chance de criar um instrumento para as eras. Um que poderia proporcionar milhares de anos livres de poluição plástica. No final desta semana, o martelo deve bater em um instrumento que representa um ponto de partida ambicioso. Nem tudo será tão detalhado quanto alguns desejam. Mas os contornos e traços amplos devem estar lá.

Reprodução/Pixabay

 



Amigos,
Quando olho além da névoa das negociações, quando reflito sobre os últimos mil dias e considero o que aprendemos ao longo de sete décadas de acordos de tratados, vejo três grupos inter-relacionados de disposições derivadas do Documento Não-Contratual 3 do Presidente.

No primeiro balde estão as disposições que são informadas por fortes precedentes em outros tratados ambientais. Isso inclui implementação e conformidade. Planos e relatórios nacionais. Avaliação e monitoramento eficazes. Troca de informações. Educação e pesquisa. Estabelecimento de uma Conferência das Partes, incluindo a capacidade de estabelecer órgãos subsidiários. Pequenas diferenças de opinião não devem impedir o rápido progresso nessas áreas. Vamos concordar com isso rapidamente, para que possamos abordar as questões críticas.

No segundo balde estão as disposições em torno das quais, apesar da convergência, os Estados-Membros parecem interessados em aprofundar as discussões. Essas são obrigações essenciais e incluem design de produtos. Emissões e liberações. Gestão de resíduos. Lidando com poluição legada. Transição justa. Capacitação, assistência tecnológica e transferência de tecnologia. Disposições finais. Da mesma forma, aqui, vamos nos concentrar no que pode nos unir para que essas disposições possam ser pregadas e pregadas rapidamente.

No terceiro balde, há três disposições que exigem trabalho significativo para resolver e, portanto, exigem atenção séria durante o curso desta semana. Estas são as três disposições que ainda serão delineadas no non-paper do Presidente.

A primeira questão não resolvida diz respeito aos produtos plásticos e químicos.
Podemos todos concordar que há alguns produtos químicos que não queremos em nossa comida, em nossas casas e em nossos corpos ou nos corpos de nossos filhos e entes queridos. Alguns deles são conhecidos e listados em algumas estruturas globais. Outros não. Há uma abertura clara aqui para listar os produtos químicos prejudiciais óbvios e estabelecer um processo para listar aqueles que ainda não foram identificados.

Além disso, há itens plásticos específicos sem os quais podemos viver, aqueles que tão frequentemente vazam para o meio ambiente? Há alternativas para esses itens? Essa é uma questão com a qual precisamos concordar. Como eu disse desde o início, podemos começar essa discussão sobre o que são plásticos de uso único ou de vida curta, enquanto entendemos as diferentes circunstâncias em todo o arco-íris de nações.

A segunda questão não resolvida diz respeito à oferta.
A resolução da UNEA apelou para a produção e consumo sustentáveis de plásticos – adotando uma abordagem de ciclo de vida. Isso obviamente se inspira no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 , que aborda a produção e o consumo sustentáveis. Meu apelo é usar esse aspecto da resolução como sua estrela-guia, ao mesmo tempo em que reconhece que os planos e relatórios nacionais oferecerão uma ferramenta crítica para as Partes garantirem a adesão aos acordos que vocês podem firmar.

A terceira questão não resolvida diz respeito às finanças.
O financiamento é central para acordos ambientais multilaterais. Vimos o quão importante essa questão é para muitos países nas negociações climáticas recém-concluídas. A resolução da UNEA claramente fornece a você orientação e afirma que as partes devem considerar o estabelecimento de “um mecanismo financeiro para apoiar a implementação do instrumento, incluindo a opção de um fundo multilateral dedicado”. Foi isso que a resolução da UNEA instruiu você a fazer. Meu apelo a você é para elaborar um texto que responda à resolução a esse respeito e descreva os contornos gerais de como esse mecanismo funcionaria.

Então, há muito terreno para cobrir esta semana. Peço que você dê ao Presidente seu total apoio. Mova-se rápido quando puder. Deixe soluções de canto para trás. Negocie de boa fé. Concentre-se no que é importante e urgente – porque muitos detalhes virão depois – mas não abaixe a barra tanto que o tratado se torne sem sentido.

Amigos,
Permita-me também lembrá-lo de que precisamos pensar além do processo de negociação. A resolução da UNEA solicitou que o Diretor Executivo convocasse uma conferência diplomática para adotar o instrumento e abri-lo para assinatura. Eu encorajei os quatro países que apresentaram três propostas diante de nós a encontrar um consenso sobre esse assunto para que possamos seguir em frente.

Nenhuma pessoa neste planeta quer ver lixo plástico em espaços verdes, em suas ruas ou sendo levado para suas praias. Nenhuma pessoa quer partículas de plástico com produtos químicos em suas correntes sanguíneas ou órgãos ou em seus bebês ainda não nascidos. As pessoas que dependem da peneiração de resíduos plásticos para viver preferem fazê-lo em condições decentes, seguras e bem pagas.

Então, o mundo quer o fim da poluição plástica. O mundo precisa do fim da poluição plástica. Peço que vocês entreguem um instrumento esta semana que nos coloque no caminho para entregar exatamente isso, por milhares de dias, meses e anos que virão.
Inger Andersen
Busan, República da Coreia

Da UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay


 
 
 

 

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