Estudo afirma que proibição de sacolas plásticas em supermercados resultou no aumento da compra da embalagem

Medida de mitigação da poluição plástica tem efeito contrário, segundo pesquisa

 
 

27/05/2025 – Um estudo publicado no Journal of Marketing Research revelou que, mesmo após a revogação de regulamentações para reduzir o uso de sacolas plásticas descartáveis em supermercados de Austin e Dallas, Texas, os comportamentos incentivados por essas políticas continuaram. Coautor e professor de marketing da UC Riverside, Hai Che, o estudo concluiu que, embora algumas mudanças persistentes fossem positivas, outras não tiveram efeitos benéficos para o meio ambiente, mostrando que os impactos de políticas ambientais podem durar além de sua implementação.

Che e seus coautores descobriram que, após a proibição de sacolas plásticas gratuitas em lojas de Austin e Dallas, as vendas de sacolas plásticas aumentaram, conforme indicado pelos dados de scanners de código de barras. No entanto, as regras também pareceram promover mudanças positivas no comportamento dos consumidores, como a adoção de sacolas reutilizáveis de lona ou estopa para as compras diárias, embora esses dados específicos não estivessem disponíveis para os pesquisadores.

O estudo revelou que, quanto mais tempo uma política ambiental está em vigor, mais tempo os comportamentos incentivados por ela persistem. Em Dallas, após a imposição de uma taxa de 5 centavos por sacola descartável em 2015, as vendas de sacolas plásticas caíram drasticamente, mas retornaram aos níveis anteriores à política após 13 meses, quando a taxa foi revogada devido a processos judiciais. Em Austin, a proibição de sacolas plásticas descartáveis foi implementada em 2013 e permaneceu em vigor por cinco anos, até ser revogada em 2018, quando a Suprema Corte do Texas decidiu sobre um caso semelhante.

Reprodução/Pixabay

 



Após a revogação da política, o uso de sacolas plásticas diminuiu gradualmente, mas não retornou aos níveis anteriores após 18 meses, encerrando o período de análise dos pesquisadores. Mesmo assim, o uso de sacolas ainda estava 38,6% acima da linha de base no fim do estudo. Para avaliar o impacto ambiental, a equipe realizou uma "análise de ponto de equilíbrio" para verificar se a política, apesar de seus efeitos colaterais negativos, reduziu o desperdício de plástico, calculando quantas sacolas descartáveis os consumidores precisariam deixar de usar para compensar o aumento na compra de sacos de lixo.

Em Dallas, para atingir o ponto de equilíbrio ambiental, os consumidores precisariam usar uma sacola a menos a cada sete viagens, enquanto em Austin seria necessário reduzir uma sacola a cada cinco viagens. O estudo, coautorado por Hai Che, professor de marketing da Universidade da Califórnia em Riverside (UC Riverside), Dinesh Puranam, da Marshall School of Business da Universidade do Sul da Califórnia (USC), Sungjin Kim, da Rutgers Business School da Universidade Rutgers, e Jihoon Hong, da WP Carey School of Business da Universidade Estadual do Arizona (ASU), destaca as consequências não intencionais das políticas ambientais, oferecendo insights que vão além do uso de sacolas plásticas e contribuindo para o entendimento das implicações dessas políticas.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de Inteligência Artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

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