Estudo revela que minúsculas gotas de água convertem resíduos plásticos em ácidos valiosos

Os ácidos produzidos pela nova técnica têm aplicações em medicamentos, alimentos e materiais biodegradáveis

 
 

28/07/2026 – Cientistas desenvolveram uma nova técnica que transforma resíduos plásticos resistentes, como polietileno, polipropileno e pneus de borracha, em produtos químicos de alto valor usando apenas água e oxigênio. A pesquisa foi realizada por uma equipe internacional de universidades e busca dar novo uso a materiais plásticos descartados.

Os ácidos produzidos pela nova técnica têm aplicações em medicamentos, alimentos e materiais biodegradáveis. O método se destaca por ser uma alternativa simples, econômica e sem uso de catalisadores tóxicos, oferecendo uma nova forma de reciclar plásticos e reduzir impactos ambientais.

O estudo apresenta uma técnica de reciclagem química de plásticos que elimina o uso de catalisadores caros ou tóxicos, reduzindo barreiras econômicas e ambientais. A inovação utiliza pequenas gotas de água para dispersar o plástico derretido em partículas microscópicas, facilitando sua transformação.

Reprodução/Pixabay

 



O processo utiliza uma interface entre água e óleo para gerar radicais hidroxila, que quebram as cadeias dos polímeros como “tesouras químicas”. Com o polietileno, a técnica alcançou alta conversão do plástico em diácidos de valor, sem produzir resíduos de microplásticos.

Pesquisadores demonstraram que água e oxigênio, em condições específicas de microgotículas, podem reciclar plásticos resistentes por meio de oxidação seletiva. O estudo é pioneiro ao aplicar esse fenômeno em uma escala prática, oferecendo uma alternativa promissora para o tratamento de resíduos plásticos.

Os pesquisadores ampliaram a técnica para processar 300 g de plástico em laboratório, indicando potencial comercial. O método suporta resíduos mistos e aditivos sem perder eficiência, funciona com água comum ou do mar e foi publicado na revista Nature como uma nova alternativa de reciclagem sem catalisadores.

Saiba mais: Ruiliang Gao et al, Conversão de resíduos plásticos em diácidos mediada por microgotículas sem catalisador, Nature (2026). DOI: 10.1038/s41586-026-10746-7

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2026. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2026.