Conheça as Espécies
Pavó
Os machos reúnem-se em arenas para exibição.
 

PAVÓ
Pyroderus scutatus (Shaw, 1792)
Família: Cotingidae
Nome em inglês: Red-ruffed Fruitcrow

21/12/2019 – Há cinco subespécies, das quais uma ocorre no Brasil e na Mata Atlântica. Pyroderus scutatus scutatus é quase endêmico do bioma, ocorrendo da Bahia até o limite sul do domínio, incluindo Paraguai e Argentina. Também no norte de Goiás. As demais subespécies ocorrem no norte dos Andes em outras cadeias montanhosas na Colômbia, Venezuela e Guiana.

Divulgação/Pick-upau

Pavó (Pyroderus scutatus).



Tem entre 43 e 46 centímetros. Bico cinza-azulado-claro. Todo preto com um grande “babador” vermelho na garganta e peito, com um efeito meio enrugado. Macho e fêmea são semelhantes, exceto pelo tamanho.

Em geral solitário, tranquilo e discreto. Vive mais no interior das florestas, chegando às vezes até a borda. Habita matas mesófilas de planalto, restingas, matas ciliares e matas secas. No sudeste de São Paulo, associa-se com outros frugívoros como tucanos, araçaris, arapongas e sabiás em busca de frutos de Trichilia sp., canelas dos gêneros Nectandra e Ocotea, bicuibeiras (Virola sp.), embaúbas (Cecropia sp.) e da palmeira juçara (Euterpe edulis).


Divulgação/Pick-upau

Pavó (Pyroderus scutatus).

 

Os machos reúnem-se em arenas para exibição, pousados em galhos pouco elevados; inclinam-se para frente e pendem frouxamente as penas vermelhas do peito, nesta ocasião emitem um “mugido” bissilábico característico, similar a vocalização dos mutuns (Cracidae).

Divulgação/Pick-upau

Pavó (Pyroderus scutatus).


Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.


Divulgação/Pick-upau

Pavó (Pyroderus scutatus).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 

 

Florestas
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.