Notícia
Refúgio Falcão, em Ubatuba, recebe certificado de conservação para avifauna
Localizada na Praia de Itamambuca a área serve de berçário para diversas espécies
 

28/12/2016 – O Refúgio Natural Falcão, com 617.000 metros quadrados está localizado na praia de Itamambuca, costa norte de Ubatuba recebeu a certificação de “Refúgio da Avifauna” da Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Aves da Mata Atlântica, que está sendo realizado no Litoral Norte de São Paulo, nos municípios de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. O projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Falcão/Divulgação



Com o objetivo central nas pesquisas científicas o “Aves da Mata Atlântica” realiza expedições em diversas áreas nos municípios citados, coletando dados e parâmetros sobre diversas famílias da avifauna.

Uma dessas linhas visa estabelecer, ainda que de forma preliminar, locais favoráveis para nidificação e forrageamento de diversas famílias de aves estudadas. Esses levantamentos são importantes para avanços nos experimentos previstos pela Agência Ambiental Pick-upau e para uma classificação desses locais, sobretudo, as propriedades privadas.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação



Entre as inúmeras espécies registradas no Refúgio Falcão, inclusive aquelas que utilizam o local para reprodução, estão lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta), sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), guaxe (Cacicus haemorrhous), tico-tico (Zonotrichia capensis), tiê-preto (Tachyphonus coronatus), cambacica (Coereba flaveola), sanhaço-cinzento (Tangara sayaca), saíra-sete-cores (Tangara seledon), suiriri (Tyrannus melancholicus), canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola), bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), sanhaço-do-coqueiro (Tangara palmarum), bem-te-vizinho-de-topete-vermelho (Myozetetes similis), viuvinha (Colonia colonus), ferro-velho (Euphonia pectoralis), beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis), balança-rabo-de-bico-torto (Glaucis Hirsutus), andorinha-pequena-de-casa (Pygochelidon cyanoleuca), pombão (Patagioenas picazuro), gavião-carijó (Rupornis magnirostris), sabiá-barranco (Turdus leucomelas), tiriba-de-testa-vermelha, tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), maitaca-verde (Pionus maximiliani), quero-quero (Vanellus chilensis), saracura-do-mato (Aramides saracura), pimentão (Saltator fuliginosus) entre outras.

A Agência Ambiental Pick-upau define essas áreas com status para a conservação e preservação da biodiversidade, com ênfase na avifauna e o Refúgio é uma dessas áreas destinada a harmonia da fauna e o homem.

Para saber mais acesse: http://www.falcaoitamambuca.com.br/

Pick-upau/Petrobras/Divulgação



Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 40.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através do plantio de mudas; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação



Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.
Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030.
Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.
Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 
 
 
 

 

Universo Ambiental
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.