Aves apreendidas são repatriadas de Araçatuba para Mato Grosso

São Paulo (17/09/2010) – 153 filhotes de aves, sendo 140 papagaios-verdadeiros, nove papagaios-galegos e quatro maritacas foram devolvidos pelo escritório do Ibama em Araçatuba ao Mato Grosso do Sul, local de origem. Os pássaros foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual em Penápolis/SP no último dia 14, por meio de abordagem noturna a veículo na rodovia SP-425.

As aves estavam sendo transportadas de maneira precária em quatro pequenas gaiolas ocultas por um cobertor no banco traseiro do veículo, onde estavam sentadas três pessoas. Conforme declarou o infrator, as aves foram adquiridas de duas pessoas intermediárias do tráfico de animais na cidade de Presidente Prudente/SP por R$ 8 mil e seriam vendidas ao preço de R$ 100 reais cada na região da Grande São Paulo.

Como não há Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas próximo ao local da apreensão, as aves recebidas pelo Ibama foram encaminhadas, temporariamente, ao campus da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp em Araçatuba, onde quatro alunos voluntários realizaram os trabalhos de higienização e alimentação das aves, visando recuperá-las. Neste período, as aves foram alimentadas individualmente quatro vezes ao dia, sendo as despesas bancadas pelos próprios alunos.

Com o apoio do Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama em SP foi acertada a destinação das aves ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres - Cras, em Campo Grande/MS, órgão mantido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, já que as aves eram oriundas daquele estado.

As aves foram transportadas ao seu destino durante a madrugada, pois neste período a temperatura ambiente é mais amena. O transporte feito durante o período mais quente do dia poderia ocasionar algum óbito.

De acordo com os técnicos do Ibama em Araçatuba, a operação de repatriação dos animais foi um grande sucesso, pois todos os animais chegaram em excelente estado de saúde àquele Centro, não se registrando qualquer perda durante o transporte. A devolução dos pequenos filhotes ao local de origem, em que alguns não apresentavam sequer uma semana de vida, alerta a população para os cuidados que devem ser tomados quando se trata da preservação da fauna silvestre, e ainda, mostra como é feita a destinação correta dos animais apreendidos pela fiscalização ambiental.

Segundo a zootecnista Ana Paula, funcionária do Cras, os filhotes acolhidos receberão cuidados especiais até terminarem a fase de recria, para que posteriormente possam ser introduzidos em programas de readaptação ao seu habitat natural. Quando estiverem aptos a serem devolvidos à natureza, as aves deverão ser soltas na região do Pantanal Sul mato-grossense.
Ibama/Araçatuba/SP

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.