Darwin
 
 
 

‘Darwin’ inicia levantamento fitossociológico em UC
Projeto institucional do Pick-upau investiga a natureza

O Projeto Darwin está desenvolvendo um levantamento fitossociológico em uma das maiores e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade de São Paulo. O projeto de pesquisa desenvolvido na Área de Proteção de Ambiental Capivari-Monos está levantando dados e informações sobre a flora em uma área com cerca de 70 hectares.

Clique na imagem para ampliá-la


O material resultante da pesquisa será doado ao Herbário Municipal de São Paulo e os dados serão relacionados ao Projeto Darwin – Clima que estuda as mudanças climáticas em pontos diferentes da cidade de São Paulo. Uma das biólogas responsáveis pela pesquisa explica a importância do projeto para a região da APA, uma das mais carentes da cidade.

Clique na imagem para ampliá-la


“O trabalho de pesquisa iniciado em julho de 2010 foi dividido primeiramente em duas frentes distintas desenvolvidas na APA Capivari-Monos, em uma área particular, com cerca de 70 hectares. Isso possibilitará uma ampliação do conhecimento e das características da região”, explica a bióloga Gabriela Picolo.

Picolo explica ainda a importância da pesquisa para a região da APA Capivari-Monos, a maior cobertura florestal da cidade de São Paulo.“Será muito importante para essas comunidades saberem, também, de uma forma científica quais espécies existem em suas terras e como essas informações, aliadas ao conhecimento tradicional dos guaranis, poderão auxiliar no dia-a-dia da comunidade, inclusive do ponto de vista da preservação do ecossistema”, completa a bióloga.

Clique na imagem para ampliá-la


“Uma pesquisa desta natureza realizada em uma área de grande importância e ao mesmo tempo, tão ameaçada pela proximidade com a cidade de São Paulo, é mais uma forma de conscientização e até mesmo de incentivo para ações de políticas públicas para a região, além de novos investimentos socioambientais do setor privado,” ressalta Picolo.

Clique na imagem para ampliá-la


O coordenador geral do Projeto Darwin, J. Andrade, fala do desafio de coordenar um projeto que leva o nome de um dos maiores pesquisadores da história. “Um projeto de pesquisa já requer uma responsabilidade imensa, pois essas informações poderão e deverão auxiliar tomadas de decisões e complementarão novas pesquisas, e o sobrenome de Charles (Darwin) torna a responsabilidade da organização ainda maior.”

Os dados da pesquisa poderão ser conhecidos ao longo de 2011, através do lançamento do folder institucional do projeto, de um livro de fotografias, de um catalogo florístico eletrônico e de artigos científicos.

Clique na imagem para ampliá-la


Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.