Mundo
 
 
 
Mutirão da Carona Solidária
Mutirão da Carona movimenta São Paulo
 
 

28/05/2008 - “Eu já estava preparado para levar essa multa hoje!”. Foi com essa lamentação que logo cedo o motorista Cláudio Lima entrou no clima do “Mutirão da Carona – Seja Solidário – Carona é Legal”, que aconteceu nesta quarta-feira (28/05) nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, com a proposta de conscientizar a população sobre a importância de se ocupar os espaços ociosos nos veículos, visando a redução dos congestionamentos e das emissões de poluentes. Lima não deu carona, mas sabia que merecia a “multa legal”, uma intervenção lúdica feita por monitores, atores e voluntários que davam uma multa simbólica aos motoristas solitários.

Ao longo da manhã, oito cruzamentos de grande movimento na capital foram tomados por equipes que interagiam com os motoristas. Os que andavam acompanhados em seus veículos, receberam adesivos, bonés e camisetas pelo exemplo ambiental. “Mas não vale o meu cachorro?”, argumentou um motorista que tinha como única companhia o seu animal de estimação. Não valeu. Também levou uma “multa legal” para casa.

Motoristas recebem informações sobre a carona solidária em São Paulo
Paulistanos recebem 'multas legais' com bom humor.

Mas, entre muitas multas, também havia os bons exemplos. Um carro com quatro estudantes de medicina da Universidade de São Paulo exibia o seu adesivo com os dizeres “carona é legal” e aprovavam a ação. “Já que ainda não temos metrô perto de casa para ir à faculdade, temos que criar as nossas alternativas”, disse o motorista todo vestido de branco, a caminho da faculdade com os seus caronistas.

Até mesmo alguns pedestres, curiosos com o movimento dos “fiscais da carona”, paravam para saber o que acontecia. “Acho muito boa essa iniciativa, esses carros estão engolindo a cidade”, comentou o aposentado José Mendes, que caminhava pela Avenida Rebouças com a Avenida Brasil, na zona oeste da capital.

“Nós queremos conscientizar as pessoas, fazendo um trabalho de educação ambiental”, explicou o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, enquanto passava para conferir as ações do Mutirão, em um dos cruzamentos da cidade. Graziano afirmou que o Mutirão não pretende isentar o dever do Estado de fornecer transporte público de qualidade, mas ressaltou o papel de cada indivíduo na preservação do meio ambiente. “Cada pessoa precisa ter a sua atitude ambiental. Dar carona é uma delas, pois ajuda no trânsito e melhora o meio ambiente”, destacou.

Xico Graziano, secretário Estadual de Meio Ambiente de SP, acompanha ação no cruzamento da avenida Brasil com avenida Rebouças.
Ampla cobertura da imprensa marca Mutirão da Carona Solidária em SP.

Sobre o Mutirão

Conscientizar a população das grandes cidades sobre a importância da carona, para a redução, em curto prazo, dos congestionamentos e das emissões de poluentes. Essa foi a proposta do “Mutirão da Carona – Seja Solidário – Carona é Legal”. Para isso, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) firmou parcerias com empresas privadas, órgãos públicos e escolas para incentivar a prática da carona dentro destes estabelecimentos. Ao todo, foram quase 90 instituições divulgando a ação e 16 empresas que montaram esquemas de carona entre os seus funcionários. Dois milhões de panfletos, falando sobre os reflexos do excesso de veículos no trânsito, na poluição e na saúde, foram distribuídos em todo o Estado.

Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostram que a taxa média de ocupação dos automóveis não chega a 1,5 pessoa por veículo. Este número já pode ser observado no dia-a-dia com os recordes diários de congestionamentos e com a poluição do ar ultrapassando, freqüentemente, os índices recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje, a poluição veicular é o maior vilão na emissão de substâncias tóxicas na capital paulista. Os reflexos vão desde o aumento de doenças cardiorespiratórias até os efeitos do aquecimento global.

Motoristas recebem folhetos explicativos sobre a carona solidária.
Carona solidária ao vivo...

O Mutirão da Carona integra o Projeto Ambiental Estratégico “Mutirões Ambientais” da SMA. Desde setembro do ano passado, o projeto já realizou quatro mutirões – Mutirão Verde (plantio e conservação de árvores), Mutirão Ambiental (“evite sacolas plásticas”), Mar Limpo (recolhimento de lixo no mar) e Mutirão Azul (uso racional da água). Para este ano, estão programados mais quatro mutirões: um de recolhimento de lixo eletrônico (celulares, pilhas, baterias etc.), outro de reciclagem de óleo de cozinha, e, devido ao sucesso, a repetição dos Mutirões Ambiental (das sacolas plásticas) e Mar Limpo.
Texto: Evelyn Araripe Fotografia: José Jorge e Pedro Calado

 
 
Realização
Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Cetesb
Pick-upau
Pick-upau – 2008 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.