Mundo
 
 
 
Flotação
Sistema de Flotação no Parque do Ibirapuera
 
 


Durante algum tempo, quem passava pelas margens do Lago do Ibirapuera, não podia deixar de notar o lixo às suas margens ou sentir o forte odor, que proliferava de suas águas. Porém, hoje a realidade é outra, com o processo de flotação instalado no lago, ele voltou a 'respirar' e junto com ele a fauna, a flora e as pessoas (veja as fotos abaixo). A relação do paulistano com o parque voltou ao que era antes, pessoas se reunindo em suas margens, para conversar, namorar, ler, descansar ou simplesmente para observar o movimento das águas.

"Há muito tempo não entrava no parque do Ibirapuera, e da última vez que estive por lá, me recordo muito bem do estado deplorável que se encontrava o lago_ E desta vez para minha surpresa, várias pessoas disputavam espaço com os pássaros por um pedaço de grama à beira da água.

Já conhecia o processo de flotação, entretanto, não havia visto de perto os resultados, além das análises de laboratório, como paulistano fico muito feliz, pelo resultado e espero que este sistema seja levado para outras áreas urbanas que estejam degradadas". Além do lago do Ibirapuera, este processo está sendo utilizado no parque da Aclimação, deverá ser implantado também nos parques estaduais do Jaraguá e Alberto Löefgren.
E por falar nisso, você sabe o que flotação?

Podemos definir o processo em 5 etapas:

1ª Etapa
Retenção de resíduos sólidos, através de sistemas de grades basculantes e cercas flutuantes.
Em regiões onde se verificam problemas de assoreamento dos cursos d'água, são utilizadas caixas de areia.

2ª Etapa
Aplicação de agentes químicos coagulantes, entre eles o sulfato de alumínio e cloreto férrico, que agregam a sujeira e também promovem uma filtração química da água no tratamento, este processo é semelhante ao usado na limpeza de piscinas. Esses agentes químicos são os mesmos usados em unidades de tratamento de água para abastecimento público.

3ª Etapa
Através da microaeração, processo de injeção de água e ar por equipamentos específicos, permitem a flotação (elevação) dos flocos acima da superfície da água, assim, facilitando sua remoção.

4ª Etapa
Remoção da sujeira através de um sistema rotativo, que viabiliza o processo de coleta do material flotado. O iodo resultante do processo é destinado para as estações de tratamento de esgoto, incinerado ou aproveitado como adubo, quando a qualidade indicada pelas análises permitirem. Pode ser aproveitado também por industrias de cerâmica ou asfáltica ou até para a geração de energia, como indicam experiências que vêm sendo desenvolvidas.

5ª Etapa
Desinfecção do afluente, através da aplicação de produtos próprios, como o cloro. Este procedimento é eventual, dependendo do uso que será dado a água.


Em 1998, foram feitos testes com o sistema de flotação pela Sabesp, em uma unidade instalada na Estrutura do Retiro, e os resultados foram favoráveis em relação a qualidade da água após os testes, compare os resultados:

Parâmetro
Água sem
Tratamento
Água Tratada
Redução
Coliformes fecais (NMP/100 ml)
4.6 x 106
4.6 x 104
99,99%
DQO (mg/l)
179
56
69%
DBO (mg/l)
87
25
71%
Fosfato total (mg/l)
1.8
0.1
95%
PH
7.13
6.25
-
Turbidez (NTU)
208
19
91%
Cor
882
72
92%
Sólidos suspensos totais (mg/l)
124
10
92%
Oxigênio dissolvido (mg/l)
ND
4.85
-
Óleos e graxas (mg/l)
36
14
61%

Observações:

  • Coliformes fecais são microorganismos encontrados nas fezes de animais de sangue quente.
  • DQO significa Demanda Química de Oxigênio, isto é, consumo químico para oxidação de matéria orgânica encontrada na água.
  • DBO é a Demanda Bioquímica de Oxigênio, ou seja, consumo de oxigênio de microorganismo encontrados na água.
  • O fosfato é o agente responsável pela proliferação de algas.
  • O que determina condições mínimas de vida aquática é a presença de oxigênio dissolvido.

Este mesmo processo será implantado em breve no rio Pinheiros, onde o caso é bem mais complexo, entretanto, os resultados até agora têm sido positivos. Resta saber se o processo de flotação conseguirá resolver o problema do rio, que está totalmente degradado.

A população deve cobrar resultados do governo, porém, deve também fazer sua parte. Temos que ter a consciência que uma grande parte do lixo que vai para rio, vai através de nossas mãos.

O maior preceito para se ter uma consciência ecológica é o mesmo para qualquer outro erro: reconhecer que estamos errados e tentarmos mudar.

Se os governantes fizerem a parte deles e a sociedade a dela, os problemas poderão ser resolvidos bem mais rápido.

E por falar em nossa parte, a equipe Pick-upau, estará atenta a esses problemas, acompanhando os resultados deste imenso trabalho de recuperação de nossa cidadania.


Clique nas fotos para ampliá-las


MAIORES INFORMAÇÕES:

Para saber mais sobre o processo de flotação acesse o site
da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
ou ligue para (11) 3030-6373, Fax: 3030-6368.

AGRADECIMENTOS:
Renato Alonso, Jessé Soares, Manoel Santana, Zilda Aparecida, Camila da Silva Linhares.

Reportagem: Redação Pick-upau
Fotos: Marta Hiromi
Pick-upau – 2001 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.