Mundo
 
 
 

Mata Atlântica

Cinturão Verde
 

Quem pensa que São Paulo é a capital da gastronomia, que possui centenas de peças teatrais em cartaz, que dispõe de um circuito noturno super badalado está certíssimo. Afinal, isso não é nenhuma novidade. No entanto, quem imagina que a capital paulista também pode ser considerada um grande centro de ecoturismo?

Em meio a tantos arranha-céus, o tom cinzento é o que prevalece numa visão geral da cidade. O Parque do Ibirapuera não é a única área verde da região. Quem ainda não conhece os roteiros selecionados pela reportagem, com certeza terá ótimas surpresas.

Bosques na Cantareira


Saberá que tão próximo ao barulho, à poluição e à vida estressante da cidade de São Paulo estão verdadeiros santuários da natureza, reservas florestais conhecidas mundo afora. Jardins, florestas, picos, trilhas, cachoeiras, e até onças vivendo completamente soltas.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo é responsável pelos quatro parques localizados na capital: Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual Alberto Löefgren, Parque Estadual do Jaraguá e Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Um roteiro repleto de trilhas, cachoeiras e um dos mais belos mirantes da cidade. Tudo isso cercado por uma rica reserva de Mata Atlântica e a companhia de uma fauna abundante bugios, preguiças, jaguatiricas e onças, dentre outras espécies.

A Cantareira reserva tudo isso aos seus visitantes. Você pode até achar estranho como uma reserva na cidade pode ser habitada por animais deste porte. Não é à toa que o Parque Estadual da Cantareira, com seus 7.900 hectares, é considerado a maior floresta em área urbana do mundo, também conhecido como cinturão verde.

Animais encontrados na Cantareira


O parque é uma alternativa para quem mora na capital. Entre seus três núcleos - Pedra Grande, Águas Claras e Engordador existem opções de trilhas, mirantes e cachoeiras.

Quem for à Cantareira não pode deixar de conhecer outra unidade de conservação que está bem ao lado, o Parque Estadual Alberto Löefgren, também conhecido como Horto Florestal. Apesar de bem próximo do parque da Cantareira, suas características de uso são bem diferentes.

Além de abrigar a sede do Instituto Florestal, também é um ponto de encontro para quem gosta de se exercitar. Pistas do cooper, quadras, lagos repletos de socos (aves), e pinheiros-do-brejo que formam várias ilhas com suas raízes. A presença de macacos bugios e outras espécies aliadas ao belo paisagismo transformam os 174 hectares da reserva em uma ótima opção para os amantes de parques.

Pico do Jaraguá

O Parque Estadual do Jaraguá, localizado no km 18 da Rodovia Anhanguera, é uma ótima opção para famílias, aventureiros e adeptos do ecoturismo. Sua maior atração é Pico do Jaraguá, com 1.135 metros de altitude. Serve de mirante para uma vista única da cidade.

Figueira no Parque do Jaraguá


Ao alcançar seu cume, que pode ser escalado pela trilha do cano ou facilmente atingido pela estrada que circunda a reserva de Mata Atlântica, além da vista, o visitante pode apreciar uma feira de artesanato que é realizada todos os fins de semana.

Localizado entre os Municípios de São Paulo e Osasco, ocupa uma área total de 492 hectares, sendo 34 hectares destinados ao centro de turismo. Em seus 5 km de trilhas, podem ser avistados, além de pássaros, macacos-prego, e flora típica da Mata Atlântica ameaçada de extinção, como a palmeira juçara e a samambaiaçu. O Parque ainda abriga uma antiga casa de bandeirante erguida em 1580 e que serviu de moradia para Martim Afonso de Sousa. Hoje serve como unidade do Albergue da Juventude.

Jardim Botânico

Para finalizar, um passeio pelo Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, no Jardim Botânico. A concepção paisagística do lugar é extraordinária. A harmonia criada entre seus lagos, jardins, estufas e outras construções é singular.

A contemplação da natureza é exercida em todos os ângulos e sentidos. O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga abriga em seus 543 hectares uma rica reserva de Mata Atlântica, onde vivem diversas espécies, entre tatus, bugios, preguiças, além de vários pássaros, como biguás, garças e tucanos.

Jardim Botânico


Além das belezas naturais encontradas no Jardim, pode-se visitar o Museu Botânico, que possui um acervo com uma organização didática, onde são abordados ecossistemas de São Paulo. O acervo ainda dispõe de amostras de fungos, algas madeiras e fibras.

O museu tem uma bela composição arquitetônica. Na sala central, o imenso vitral no teto mostra ilustrações de espécies da flora, com destaque para as orquídeas. A luz do sol que invade a sala transforma o espaço em um ambiente lúdico. O Botânico ainda valoriza a educação ambiental através de atividades culturais com grupos de escolas e crianças que visitam a unidade.

É importante salientar que o público acostumado a visitar parques com atividades culturais mais populares, devem estar ciente da preservação dessas áreas. Durante a visita da reportagem, em algumas unidades, observou-se um comportamento não conveniente com a situação. Fumar em trilhas, jogar lixo ou depredar patrimônio público, natural ou cultural é crime, por isso respeito o meio ambiente e boa diversão.

Bosques na Cantareira
 

Apoio
Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Parque Estadual da Cantareira
Parque Estadual do Jaraguá
Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
Parque Estadual Alberto Löefgren

Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental.
Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.