Notícias
 
 
 

Após 60 dias da denúncia, PMSP ainda não fez vistoria
Colégio Adventista faz poda drástica e Prefeitura não se manifesta

No final de julho ativistas do Pick-upau flagraram um desserviço a comunidade e a educação ambiental por parte do Colégio Adventista, (unidade de Interlagos), ao registrarem a poda drástica de sete árvores da entrada da instituição de ensino. Dias após registrarem as imagens, a organização publicou um artigo "O Mestre Mandou" sobre o assunto e fez uma denúncia a Prefeitura do Município de São Paulo, através do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, visto que a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade não possui um canal direto com a sociedade para este tipo de serviço.

Pedro Isal/Pick-upau
Sub Prefeitura não realiza vistoria em colégio.

Apesar de estar a pouco mais de três quilômetros do colégio, a Sub Prefeitura do Socorro, ainda não realizou a vistoria. Embora tenhamos sido informados pela PMSP que medidas seriam tomadas no prazo de 40 dias, a Sub Prefeitura diz não ter prazo para a realização da vistoria. O prazo estipulado pela própria prefeitura expirou em 13 de setembro.

Diante do impasse foi aberta uma nova reclamação, agora sobre a lentidão do serviço, junto a Ouvidoria da Prefeitura, que nos ‘aplicou’ mais um prazo de 30 dias. O tempo determinado para uma resposta por parte do Poder Público é 21 de outubro. Talvez até lá, com muita sorte e ajuda da natureza as árvores já tenham se recuperado.

Depois de quase 100 dias após a denúncia, a Sub Prefeitura da Capela do Socorro, aquela que está a três quilômetros do local, se manifestou, somente após o caso chegar a ouvidoria da Prefeitura (o que não fez diferença nenhuma). Resposta da Sub Prefeitura: “A poda foi legal”. Legal para quem? Com certeza só para a Prefeitura. Em resumo, se você acredita que árvores não são necessárias, sobretudo, em uma cidade como São Paulo e deseja fazer podas e cortes (indiscriminados), você não terá grandes problemas, pelo menos, do ponto de vista legal (da lei que o Poder Público exerce em São Paulo), pois quem deveria zelar pela arborização urbana (PMSP) simplesmente se exime da responsabilidade. Vale destacar que a prefeitura do município de São Paulo possui uma secretaria destinada ao meio ambiente, mas de certo o órgão deve ter outras prioridades. Portanto, se você deseja evitar um corte ou uma poda de árvore em sua rua a única saída será subir na árvore.

Pedro Isal/Pick-upau
Colégio Adventista mutila árvores em sua unidade de Interlagos.

Entenda o caso

Ativistas do Pick-upau ficaram surpresos ao chegar a uma das unidades da organização, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista, e ver uma ‘poda’ de árvores no estacionamento do Colégio Adventista. Ao todo seis árvores foram mutiladas, por um funcionário da própria escola, que não foi identificado.

Em entrevista, por telefone, uma funcionária identificada por Sueli, informou a organização que a poda foi feita de acordo com a lei e que o colégio possui autorização da prefeitura, além disso, a funcionária afirmou que a instituição não poderia receber nenhum tipo de penalização.

Pedro Isal/Pick-upau
Colégio Adventista faz poda drástica de ávores.

Quando perguntada sobre o objetivo da poda, a funcionária disse apenas “que [a poda] foi necessária”. As imagens feitas por um ativista do Pick-upau foi apresentada a uma bióloga da organização. Segundo Heloisa Candia Hollnagel a poda está totalmente fora das regras e diretrizes previstas para esta atividade e explica a função das árvores em uma cidade como São Paulo. “Além das funções ecológicas e paisagísticas, as árvores dentro de uma cidade exercem um papel fundamental para a qualidade de vida. As pesquisas comprovaram que a arborização urbana pode reduzir em até 4ºC a temperatura de uma cidade, suas copas podem funcionar como filtros do ar, retendo partículas e poeiras em até 10%, além de dispersar sons e ruídos. Pela realização da fotossíntese pelas folhas, as árvores consomem o gás carbônico e produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar”, diz a bióloga.

Veja a matéria completa.

Da Redação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.