Portal Pick-upau ultrapassa a marca de 40.000 páginas online
Pick-upau já está entre os maiores portais do mundo

Um dos projetos institucionais mais antigos da organização, o Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental (www.pick-upau.org.br), completa oito anos e atinge uma marca extraordinária, ultrapassa 40.000 páginas online de conteúdo ambiental totalmente gratuito.

O incrível número foi ultrapassado em dezembro de 2009 e culminou com o ano 10 da organização, que foi fundada em 1999, por ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Criada no centro-oeste do país, na região do cerrado, o Pick-upau iniciou suas atividades em São Paulo, onde hoje, concentram suas bases de pesquisa, apoio e escritório central.

Pioneirismo

O Portal Pick-upau, foi ao ar em agosto de 2001, em uma época em que a internet ainda tinha algumas limitações, mas hoje a rede já é, talvez, o principal meio de comunicação mundial, ou pelo menos, caminha nesse sentido, portanto, ser forte e presente nesse segmento, é fundamental para o trabalho da organização, esclarece os ativistas responsáveis pelo projeto.

Segundo a coordenação do Portal, essa marca só pode ser alcançada com muito trabalho e a parceria de várias instituições como governos nacionais e internacionais, organizações não governamentais e parcerias com a iniciativa privada que permitiram esse grande crescimento.

Especializado em questões ambientais, o Portal, apresenta hoje cerca de 20 sites e hotsites com temas variados, alguns sobre projetos institucionais da Agência Ambiental Pick-upau como o Refazenda (www.refazenda.org.br), o Projeto Darwin (www.darwin.org.br) e o Atmosfera (www.atmosfera.org.br) e outros sobre jornalismo como o Panorama Ambiental que publica notícias em três idiomas de mais de 15 países.

Os ativistas lembram-se de quando foi criado o slogan do portal ‘Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro’, “No começo poderia soar como pretensão, mas acreditávamos que a mensagem seria possível, e com esses números apresentados, podemos ver que se não ‘inteiro’, mas boa parte dele (meio ambiente) está demonstrado aqui de alguma forma”, destacam.

A coordenação destaca ainda, que além da quantidade o Portal Pick-upau preza principalmente pela qualidade, por exemplo, todas as matérias possuem fontes, “Procuramos verificar, sempre que possível, os dois lados da questão, publicar material de fontes conhecidas e confiáveis”, destaca um dos colaboradores. “Temos ainda, algo muito importante, para atrair o público, um grande acervo fotográfico, imagens de meio ambiente são usadas em praticamente todas as artes do site e temos que agradecer aos profissionais que trabalham voluntariamente para a organização.”

Outros números relevantes do portal referem-se ao acesso de visitantes. Desde que começaram os monitoramentos em 2005, portanto quatro anos depois de seu lançamento, já foram registrados acessos de mais de 9 milhões de páginas e cerca de 5,2 milhões de visitantes do Brasil e do exterior. A coordenação do Portal pretende, em 2010, ultrapassar a marca de 50.000 páginas e intensificar a participação da organização na internet através das redes de relacionamentos e novas tecnologias para o segmento. Entre as novidades, os ativistas responsáveis pela editoração, pretendem lançar um canal de vídeos. Apesar de ambiciosas, as metas para o segmento estão bem definidas. “Queremos colocar o Portal no topo dos acervos online sobre meio ambiente e temos todas as ferramentas para fazer isso”, completa um dos ativistas.

Veja todas as formas de acessar o Portal Pick-upau
www.pick-upau.org.br
www.outono.org.br
www.atmosfera.org.br
www.refazenda.org.br
www.darwin.org.br

Leia mais
- Conheça todos os sites do Portal Pick-upau

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada a preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Da Redação

 
 
Copyright 2010 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.