Notícias
 
 
 

População faz calçadas de parque de lixeira
Mais de 1 tonelada de lixo está espalhada pelo entorno do PEFI

Ativistas do Pick-upau registraram essa semana o descaso da população com a própria cidade. Nos últimos dias temos visto cenas impressionantes e trágicas das enchentes na cidade de São Paulo e diante das imagens podemos concluir que o problema vai muito além da ineficiência do Poder Público, que existe de fato.

Divulgação
Lixo acumulado na avenida do Cursino.

A falta de cidadania e educação da população beira o constrangimento para quem é morador da maior cidade do país. Não precisa andar muito para ver o lixo acumulado em calçadas, terrenos e até mesmo no meio das ruas. A fórmula da tragédia das enchentes é conhecida, mas sistematicamente ignorada.

Divulgação
Calçada do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga repleta de mato e lixo.

A população descarta seu lixo em qualquer lugar, às vezes na frente da própria casa, como acontece nas calçadas do ‘Fontes do Ipiranga’, depois, com os pés sob as águas contaminadas das enchentes reclama do lixo e culpa as autoridades. Do outro lado, o Poder Público sempre com uma justificativa pronta também reclama da falta de educação da população. Afinal, quem é culpado por esse descaso com a cidade? Na verdade todos. Nessa história de lixo, enchentes e tragédias somos todos culpados e vítimas.

Divulgação
Sofás e TVs são jogados no entorno do PEFI.

A organização encaminhou um ofício com a denúncia ao Condepefi – Conselho de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que acionará a Subprefeitura que deverá tomar uma providência para resolver o problema.

Quase um mês após essa reportagem, a Subprefeitura do Ipiranga providenciou a limpeza dos locais.

Divulgação
Pouco mais de 1 tonelada nas calçadas do PEFI.

Sobre o Pefi
Sobre o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
Também conhecido como Parque do Estado ou Parque da Água Funda, o PEFI tem sua origem no século XIX, precisamente em 12 de setembro de 1893. A partir da Lei de 17 de agosto de 1892 que autorizava o reforço do abastecimento de água em São Paulo, resultou o Decreto Estadual nº 204 de 12 de setembro de 1893 que declarou de utilidade pública os terrenos da Bacia do Ribeirão Ipiranga, pertencente à época a diversos proprietários. O parque inicialmente englobava uma área de 6.969.000 m2, cerca de 22% maior do que é hoje. A área do parque evidência suas qualidades e riquezas naturais que o coloca ainda como referência na área dos conhecimentos científicos voltados para a botânica e a zoologia. Na década de 1920 instala-se no PEFI o Horto Botânico, hoje denominado Jardim Botânico. Saiba mais: www.condepefi.sp.gov.br

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada a preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Divulgação
Calçada foi bloqueada com tanto lixo.

Divulgação
População do entorno parece não se importar com tanto lixo.

Divulgação
Esquina da Miguel Stefano com Avenida do Cursino.

Divulgação
Todo tipo de lixo é encontrado.

Divulgação
Montanha de lixo.

Divulgação
Móveis, sofás, camas, colchões...

Divulgação
Lixo na Avenida do Cursino.

Divulgação
Bom-humor não evita sujeira no entorno do parque.

Divulgação
Bom-humor não evita sujeira no entorno do parque.

Divulgação
Dois garis solitários pouco podem fazer no meio de tanta sujeira.

Da Redação
Fotos: Divulgação/Pick-upau

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.