Notícias
 
 
 

ONGs debatem desmatamento e educação ambiental na SMA
Secretário Xico Graziano recebe ambientalistas para café ambiental

Com o intuito aproximar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) das entidades ambientalistas, o 5º café ambiental abordou investimentos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) em Educação Ambiental (E.A.) e apresentou o balanço dos projetos ambientais estratégicos: Desmatamento Zero e Mata Ciliar.

Realizado na primeira terça-feira do mês de março, o encontro contou com a participação de mais de 25 entidades integrantes do Cadastro das Entidades Ambientalistas (CadEA), que defendem a preservação do meio ambiente e atuam diferentemente no âmbito da educação. Três ativistas do Pick-upau estiveram no encontro, incluindo a bióloga e doutora, Heloisa Candia Hollnagel, que é coordenadora do ‘Atmosfera’ (www.atmosfera.org.br), programa de reflorestamento e neutralização de gases de efeito estufa (GEE) da Agência Ambiental Pick-upau.

José Jorge/SMA-SP
Secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, durante o encontro com ambientalistas.

Educação ambiental em destaque

Xico Graziano, secretário estadual do Meio Ambiente destacou a importância da educação ambienta -“Quando assumi, a educação ambiental era muito discutida, pouca gente fazia educação ambiental. Esse é um esforço meu para fazer o ambientalismo de ação”, disse Graziano. Uma coordenadoria própria para a educação foi criada a fim de que não seja um tema paralelo e sim integrado. “A educação ambiental não é algo que se faça em separado, ela faz parte do planejamento dessa gestão e é uma das diretivas de maior peso nas metas do Projeto Município Verde Azul”, completou a coordenadora de educação ambiental da SMA Malu Freire.

Ambientalistas de municípios vizinhos da região metropolitana de São Paulo indagaram a possibilidade de estabelecer espaços do Criança Ecológica em suas localidades, Graziano explicou que faz – se necessário um apoio da prefeitura local e dessa forma o projeto poderá ser ampliado. Há uma previsão de expansão dos 24 pontos do ‘Criança Ecológica’ hoje existentes, para pelo menos 30 até o final de 2010, com um potencial de atendimento a 300.000 crianças.

Recursos

O Fundo Nacional dos Recursos Hídricos (FEHIDRO) financiou 150 projetos de educação ambiental de Organizações Não Governamentais desde 2003. Rachel Marmo Azzari, diretora do Centro de Análise e Avaliação de Projetos da CEA, demonstrou gráficos referentes a tais investimentos e informou que biodiversidade, cultura e participação social são temas destes projetos que propõe palestras, oficinas, mobilização e articulação social como atividades educativas.

José Jorge/SMA-SP
Rachel Marmo Azzari, diretora do Centro de Análise e Avaliação de Projetos da CEA, fala sobre recursos destinados para educação ambiental.

São Paulo quer virar a página do desmatamento

O café prosseguiu com a apresentação do projeto Desmatamento Zero, que segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente existem 110 hectares em recuperação para cada hectare desmatado -“Não é que não exista mais supressão de vegetação, mas estamos recuperando muito mais. Isso está comprovado no Inventário Florestal do Estado com imagens de satélite, que será divulgado até o final do mês” explicou Graziano. O balanço apresentado considera que o desmatamento predatório e ilegal em São Paulo não é mais como no passado, houve uma redução de 31% na área autorizada para cortes e a fiscalização está mais presente, segundo a SMA. Esses dados serão apresentados ao Conselho Estadual do Meio ambiente ainda em Março.

Ainda segundo a secretaria, obras lineares obtêm a maior porcentagem de supressão vegetal, cerca de 30%, em seguida atividades relacionadas à agricultura e pecuária com 27% de área autorizada suprimida - “Todo mundo pensa que a agropecuária é a principal responsável pela supressão, mas percebemos que obras lineares, como dutos e fiações, já ultrapassaram esse tipo de atividade”, afirma Graziano.

José Jorge/SMA-SP
Andrea Nascimento, do Pick-upau, acompanha apresentação do projeto Desmatamento Zero.

Para o diretor-executivo do Pick-upau, J. Andrade, a supressão causada por obras lineares pode até ultrapassar o índice de desmatamento relacionado à agricultura e pecuária, mas em apenas alguns casos e municípios. “São casos isolados, em municípios onde grandes obras estão sendo realizadas [estaduais ou federais] isso pode ocorrer, mas de uma maneira geral a agricultura e a pecuária ainda são o principais fatores de desmatamento no país, sobretudo em áreas do Cerrado e da Amazônia. Em algumas regiões do estado de São Paulo, isso pode ocorrer, mas, com certeza não é uma realidade no resto do Brasil”, afirmou.

Combate

A Polícia Militar Ambiental registrou número menor de corte ilegal de vegetação. A área autuada em 2008 chegou a 4.527 ha, enquanto no ano de 2009 o número caiu para 3.109 ha. Existe um interesse de uma possível capacitação para que a Polícia Ambiental possa identificar e caracterizar a vegetação autuada - “Infelizmente, a Polícia Militar Ambiental não registra nas autuações qual o tipo ou estágio da vegetação que foi desmatada ilegalmente, por isso contamos todas as autuações como desmatamento, mas teremos que capacitá-los para que possamos fazer essa diferenciação”, declarou o secretário.

José Jorge/SMA-SP
Secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, durante o encontro com ambientalistas.

A recuperação de mata ciliar também é crescente, calcula-se um aumento de pelo menos 127.600 ha desta importante vegetação. O cálculo do desmatamento é baseado na soma de áreas autuadas pela Polícia Militar Ambiental com as regiões de mata e cerrado autorizados a supressão. O balanço do projeto ambiental estratégico Desmatamento Zero da SMA, informou que há uma redução de desmatamento de 30% comparado com o mesmo período em 2008 e também esclareceu para a sociedade civil como tais cálculos foram feitos.

Da Redação
Colaborou Ludmilla Fregonesi e Valéria Duarte/SMA-SP
Fotos: José Jorge/SMA-SP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.