Notícias
 
 
 

‘Prêmio Santander’ seleciona matéria repleta de erros
Artigo sobre a Aldeia Tenonde Porã é recheado de equívocos

‘Semana Estado’ classifica matéria sobre a comunidade indígena guarani Tenonde Porã, repleta de erros e informações desencontradas. O artigo publicado na versão impressa do Jornal O Estado de S. Paulo demonstra o total despreparo dos futuros jornalistas, que se ganharem o Prêmio Santander Jovem Jornalista 2010, podem receber uma bolsa de estudos na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, na Espanha, segundo o próprio jornal.

A matéria possui tantas informações incorretas que fica difícil acreditar que os responsáveis pela reportagem realmente estiveram no local. Para se ter uma ideia do despreparo na apuração das informações para a produção da matéria, a foto que ilustra o artigo, não é da Aldeia Tenonde Porã, e sim da Aldeia Krukutu, ambas localizadas na APA Capivari-Monos, mas distantes pelo menos em oito quilômetros. A matéria informa ainda que há cerca 1.500 indígenas na aldeia, na verdade há cerca de 900 pessoas. Para se chegar ao número informado pela matéria seria necessário somar as populações das três aldeias localizadas na região.

O projeto de turismo citado pela reportagem simplesmente não existe. O financiamento foi interrompido por falta de prestação de contas por parte dos parceiros, o que gerou a impossibilidade da Associação Guarani Tenonde Porã de se inscrever em novos editais.

Reprodução
Leia a matéria completa publicada no Estadão.

A matéria impressa foi levada às lideranças da Aldeia Tenonde Porã que afirmaram desconhecer os dados e as informações constantes na reportagem da aluna de jornalismo Nathália Prósperi Butti, da Faculdade Cásper Líbero.

Um dos principais aspectos do jornalismo é apurar as informações, verificar a veracidade dos dados, para não fazer de uma boa matéria um desserviço a sociedade e, em alguns casos, até prejudicar comunidades tradicionais, como no caso desta reportagem.

A Agência Ambiental Pick-upau desenvolve vários projetos institucionais na Aldeia Tenonde Porã, (Refazenda, Atmosfera, Feira Moderna e Darwin) há cerca de três anos. Ativistas da organização estão na aldeia pelo menos duas vezes por semana, durante este período e nenhuma das melhorias citadas na reportagem foram presenciadas.

A redação do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental enviou e-mail para as redações do jornal O Estado de S. Paulo e para o próprio Prêmio Santander. Até o fechamento desta matéria, ambos não haviam se manifestado a respeito do conteúdo da matéria ou sobre a classificação do artigo entre os pré-selecionados.

Da Redação
Imagem: Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.