Notícias
 
 
 

Pedra do Baú se torna monumento natural do interior de SP
Pick-upau participou do processo de aprovação do monumento

Após três anos de estudos e análises, o governador Alberto Goldman assinou o decreto de criação do Monumento Natural da Pedra do Baú, localizado em São Bento do Sapucaí, 164 km de São Paulo.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual do meio ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo e do prefeito de São Bento do Sapucaí, Ildefonso Mendes Neto.

Divulgação/José Jorge /SMA-SP

A área de 3.154 hectares é o segundo monumento natural de São Paulo e será administrada pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – FF, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente – SMA. O primeiro monumento natural é a Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira.

O objetivo da criação do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú é proteger a biodiversidade, os recursos hídricos, a paisagem local, sua relevância geológica e beleza cênica e por ser considerado marco cultural e histórico. Outro objetivo é organizar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso buscando garantir a segurança do ambiente natural e dos usuários.

Divulgação/José Jorge /SMA-SP

De acordo com a prefeitura, estima-se que 1,5 mil pessoas visitam a pedra nos fins de semana. O prefeito da cidade Ildefonso Mendes Neto diz que ”Não vai ter ocupação desordenada, não vai se destruir a natureza no entorno. E não vai destruir esse cenário que é uma das belezas cênicas mais bonitas do estado e do Brasil”.

Para a realização, o processo se baseou em um suporte especializado, com justificativa técnica, elaboração de mapas e consultoria, audiência pública em São bento do Sapucaí e aprovação do projeto por parte do Conselho estadual de Meio Ambiente – CONSEMA.

Divulgação/José Jorge /SMA-SP

A gestão para conservação da área é repartida entra FF e a Prefeitura, num convênio de R$ 300 mil já em operação. “O monumento natural tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Nós em São Bento do Sapucaí temos todo o interesse nessa criação e principalmente na sua preservação, conservação e organização de uso público”, afirmou o prefeito.

A SP-042, que liga São Paulo a São Bento do Sapucaí e ao Sul de Minas Gerais, será construída nos próximos meses, fato que facilitará a chegada ao Monumento.

O monumento pode ser visto de todos os cantos da cidade. Ela (a pedra) era entendida como Unidade de Conservação de uso sustentável. No local era permitida a exploração com um devido controle. Porém com a assinatura do decreto o lugar passou a possuir restrições mais severas.

José Amaral Wagner Neto, diretor da Fundação Florestal, diz que será criado um plano de manejo, a fim de melhorar o turismo regional. “Isso envolve estudos técnicos, e depois reuniões para discussão do zoneamento do monumento, dos programas de uso, do que vai ser mais restritivo, especialmente na visitação pública da pedra”.

“Medidas como a criação dessa unidade provam que o meio ambiente não cria problemas, mas facilita o desenvolvimento, respeitando as vocações de cada lugar e a proteção ambiental, garantindo um desenvolvimento econômico sustentável e equilibrado. O Monumento Natural garantirá desenvolvimento do turismo com melhor qualidade e a participação efetiva do estado, município e da população local”, completou o governador Alberto Goldman.

Pedro Ubiratan, secretário do meio ambiente, destacou que “O Complexo da Pedra do Baú, desde longa data, vem despertando o interesse de pessoas ligadas à natureza, seja pelo aspecto turístico ou pelo aspecto da preservação de mananciais. Além de todas as riquezas naturais que precisamos preservar, o local é privilegiado para a prática de montanhismo e figurando entre os principais pontos de escalada no Brasil”.

A Pedra do Baú foi batizada pelos primeiros habitantes de Embahú, que significa “ponto de vigia” em tupi-guarani, e depois os tropeiros e caboclos da região chamavam-na de Canastra, um baú grande de guardar pertences.

O Monumento Natural da Pedra do Baú esta localizado em duas Áreas de Proteção Ambiental – APAs, a da Serra da Mantiqueira, federal, e a de São Bento do Sapucaí, estadual. Localizada a mais ou menos 12 quilômetros da sede do município de São Bento do Sapucaí.

O monumento está protegido por matas nativas e sua massa granítica mede 340 metros de altura, 540 metros de comprimento com larguras variáveis e atinge 1.950 metros de altitude. Em 1940, pela primeira vez, dois irmãos, Antônio e João Cortez, com equipamentos rudimentares escalaram a pedra.

Hoje em dia o acesso ao cume foi facilitado com a instalação de duas escadarias de grampos tornando desnecessário conhecer técnicas de escalada para subir. No meio do caminho ainda se pode avistar vestígios de um dos primeiros abrigos de montanha do Brasil, construído pelos irmãos Cortez, com a ajuda do empresário Luiz Dummont Villares e moradores da região.

Para Andrea Nascimento, presidente do Pick-upau e membro do Consema, a aprovação e a regulamentação da Pedra do Baú foi uma ação muito importante para a preservação ambiental na região. “Creio que o caminho do Poder Público seja esse, a criação de novas Unidades de Conservação e o mais rápido possível. E isso também depende do andamento dos trabalhos do próprio Consema. Acho que teremos outras boas notícias como essa em 2011.”

A Pedra do Baú constitui um dos locais mais procurados para passeio entre os turistas freqüentadores dos municípios e Campos do Jordão São Bento do Sapucaí. O acesso ao Complexo do Baú, a partir dessas duas cidades ficou facilitado com a construção de uma estrada asfaltada que interliga os dois municípios. O acesso ao estacionamento localizado junto ao Bauzinho, de onde partem algumas trilhas de acesso às montanhas do Complexo é realizado por estrada não pavimentada com 6 km de extensão.

O Complexo do Baú conta com 30 rotas para montanhistas que dominam as técnicas de escalada em rocha, o que o torna um dos mais importantes locais para a prática deste esporte no Brasil. Estas rotas são dos mais variados graus de dificuldade técnica, e variam também no seu tamanho, de 10 a 300 metros.

Da Redação
Colaboração: Lukas Campagna/SMA-SP
Fotos: José Jorge /SMA-SP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.