Notícias
 
 
 

Pick-upau plantará 50 mil árvores no Ano Internacional das Florestas
ONG ainda apresentará pesquisa de flora na Área de Proteção Ambiental

O Ano Internacional das Florestas foi oficialmente lançado durante cerimônia na sede da ONU em Nova York, no dia 02 de fevereiro, como uma forma de celebrar o papel vital que as florestas exercem sobre as nossas vidas. O lançamento foi presidido pelo Presidente da Assembleia Geral da ONU, Joseph Deiss, e se realizou durante a 9ª Sessão do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, que teve início no dia 24 de janeiro e se encerrou no dia 4 de fevereiro.

Reprodução

A Assembleia Geral declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas com o objetivo de conscientizar sobre o manejo sustentável, conservação e desenvolvimento de todos os tipos de florestas. A atenção global que será dada ao ano é resultado de um crescente reconhecimento da importância do manejo sustentável das florestas para todos os setores, desde a mitigação da mudança do clima até o fornecimento de madeira, medicamentos e meios de subsistência de populações do mundo todo.

“Ao declarar 2011 como o Ano Internacional das Florestas, a Assembleia Geral da ONU criou uma plataforma para educar a comunidade global sobre o grande valor das florestas e os custos sociais, econômicos e ambientais de suas perdas”, disse o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon.

O Diretor do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, Jan McAlpine, lembrou que a saúde física, econômica e espiritual de todos está ligada à saúde dos ecossistemas florestais. “Em 2011, vamos celebrar essa relação interligada e interdependente entre as florestas e as pessoas”, adicionou.

Reprodução

Florestas cobrem cerca de 31% do total das áreas terrestres, somando quatro bilhões de hectares, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Ao mesmo tempo, a organização estima que 13 milhões de hectares de florestas são perdidas anualmente devido ao desmatamento resultante da conversão de áreas florestais para outros usos.

Ao menos 1,6 bilhões de pessoas dependem de florestas para sua subsistência. Além disso, as florestas são lar para mais de 60 milhões de pessoas, em sua maioria membros de comunidades indígenas.

Florestas também são fundamentais para a economia, porém seu real valor é, na maioria dos casos, desconsiderado nas contas nacionais de perdas e lucros. Esse descompasso entre realidade e percepção emerge com toda força no estudo “A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade” (TEEB, na sigla em inglês). O TEEB estima que o desmatamento e a degradação das florestas causam um prejuízo entre 2,5 e 4,5 trilhões de dólares por ano para a economia global – mais do que as perdas da recente crise financeira.

Florestas são um setor-chave para a Iniciativa Economia Verde do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que trabalha para fortalecer os três pilares do desenvolvimento sustentável (social, econômico e natural) rumo à Rio+20, que se realizará em maio de 2012 na cidade do Rio de Janeiro.

Como forma de fomentar as atividades durante o Ano Internacional das Florestas, a Agência Ambiental Pick-upau plantará 50.000 árvores, através do Projeto Refazenda, durante o ano, em parceria com Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo, localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, uma das últimas reservas de Mata Atlântica da cidade de São Paulo.

No mesmo dia do lançamento do Ano Internacional das Florestas, declarado pela ONU, a Agência Ambiental Pick-upau anunciou algumas ações previstas para 2011.

Apresentará também um levantamento fitossociológico, através do Projeto Darwin, que está sendo realizado na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, em parceria com o Fundo Especial para o Meio Ambiente. A região estudada pela organização é caracterizada como Floresta Ombrófila Densa Montana e abrange duas Terras Indígenas.

Ambos os projetos tem participação direta da comunidade indígena guarani m’bya da região sul da capital. Saiba mais acessando www.refazenda.org.br e www.darwin.org.br

Saiba mais sobre as atividades planejadas para o Ano Internacional no site oficial da comemoração: http://www.un.org/en/events/iyof2011/

Saiba mais: Conheça as ações previstas pela ONU

Da Redação
Fonte: UN

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.