Notícias
 
 
 

Consema dá sinal verde para expansão de Viracopos
Compensação será de 222,84ha, quatro vezes o que for suprimido

O Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo – CONSEMA, aprovou por unanimidade o parecer técnico que consente à CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – gerar a Licença Prévia (LP) para as obras da 1ª fase de ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O Aeroporto de Viracopos está localizado em um dos mais importantes pólos tecnológicos brasileiros, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que abriga grandes universidades, as principais rodovias e empresas de tecnologia de ponta.

SMA-SP/Divulgação

O Governador Geraldo Alckmin avaliou o projeto dizendo que “A ampliação do aeroporto é de grande importância para o Estado. Permitirá o desenvolvimento ao garantir o escoamento da produção daqui e de todo Brasil, além de fortalecer nossa logística de exportação”.

O secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, que presidiu a seção, disse que a aprovação do projeto é a confirmação de que é possível garantir crescimento com preservação ambiental. “A aprovação no CONSEMA, por unanimidade, da expansão de Viracopos evidencia uma decisão consensual. Além da garantia clara de compensação ambiental, haverá a correção necessária de um problema antigo de logística".

SMA-SP/Divulgação

“Nossa responsabilidade era emitir a licença, agora daremos suporte logístico à União. As exigências impostas pelo sistema ambiental demonstram que estamos trabalhando para buscar um equilíbrio sustentável para o estado, com desenvolvimento econômico, sem prejuízo ao meio ambiente”, disse o governador.

Porém, para a aprovação, os conselheiros estipularam condicionantes. A primeira é que a Infraero deverá cria uma Unidade de Conservação, em acordo com a SMA, a Fundação Florestal e a Prefeitura de Campinas de acordo com a Lei do Cerrado Paulista. No total a empresa suprimirá 82 hectares que serão recompensados, dessa área 55,71 ha são do bioma cerrado. A lei prevê que a área de revegetação deve ser quatro vezes maior, então nesse caso a nova UC deverá ter 222,84ha.

SMA-SP/Divulgação

A segunda condicionante é que a Infraero deverá ter um sistema para avaliação dos GEE (Gases do efeito estufa) e a compensação, quando necessário.

E a terceira e última condicionante, é que quando da solicitação de operação, deverá ser apresentado o projeto completo de um Centro de Triagem da Fauna, devidamente aprovado pelo Centro de Fauna Silvestre da SMA.

As principais obras são: a implantação da segunda pista de pouso e decolagem, implantação de um novo terminal de passageiros e ampliação do terminal de cargas. O valor estimado para a primeira etapa das obras é de R$ 823.600.000,00 e previsão de entrega é 2015, com as demais fases entregues em 2025.

O anúncio das obras foi feito durante a divulgação do vídeo que será utilizado pela cidade de São Paulo para se candidatar à sede do Centro Internacional de Transmissão da Copa. O complexo do Anhembi foi apresentado pelo prefeito Gilberto Kassab como opção para as transmissões.

A Infraero já tinha assinado um contrato em outubro de 2010, para a realização de obras emergenciais no aeroporto. Entre as obras emergências estavam a instalação de um módulo operacional para novos postos de check-in, já que todos os existentes estavam ocupados, aumentando a capacidade de atendimento de 3,5 milhões de passageiros para 5 milhões de passageiros por ano. As obras que começaram em dezembro de 2010 tem prazo de 150 dias para entrega e custo de R$ 2,93 milhões.

Da Redação
Fonte: SMA-SP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.