Notícias
 
 
 

Governo quer flexibilizar leis ambientais para acelerar obras
Flexibilização pode significar anular procedimentos legais

O governo prepara um pacote de flexibilização, com uma série de decretos e regulamentos para o licenciamento de rodovias, petróleo, portos, linhas de transmissão de energia elétrica e hidrovias. As ferrovias e a mineração serão flexibilizadas na segunda etapa e as hidrelétricas ficaram de fora, segundo fontes do governo. O chamado “choque da gestão ambiental” será implementado depois do carnaval com o intuito de ‘acelerar’ obras de infraestrutura do pré-sal.

Reprodução

Nesse pacote existirão regras específicas para cada tipo de obra e não uma regra única para todos, como ocorre hoje em dia, evitando assim atrasos como na linha de transmissão das hidrelétricas do rio Madeira. Izabella Teixeira, ministra, afirmou que "Não é diminuir exigências, é rever quais informações são relevantes para o licenciamento".

Essas medidas já vinham sendo articuladas desde o governo Lula e no ano passado foi publicada uma instrução normativa facilitando a implantação de termoelétricas. O documento assinado pela ministra Izabel Teixeira desfaz as exigências do seu antecessor, Carlos Minc, onde as termoelétricas eram obrigadas a plantar árvores para compensar 100% das suas emissões de carbono.

Uma das mudanças ocorre na duplicação de rodovias, onde não será mais necessário o licenciamento ambiental, bastará apenas a autorização do órgão ambiental. A outra mudança está relacionada à exploração do petróleo, onde haverá uma redução nas licenças exigidas, já que hoje são necessárias três autorizações (licença prévia, licença de instalação e licença de operação) para cada fase da atividade (sísmica, prospecção, produção e descomissionamento), totalizando doze licenças.

Um especialista do setor explicou que o fato de fixar uma sonda para testes num poço é considerado exploração de petróleo e pode causar os mesmos tipos de impactos e acidentes que a exploração comercial, por isso as licenças acabam se tornando redundantes.

Já no caso das linhas de transmissão, há a possibilidade de isenção de inventários de biodiversidade. Hoje em dia, linhões que passam por áreas pobres em fauna e flora receberão o mesmo tratamento das que passam em áreas ricas em fauna e flora da Amazônia, isso acaba atrasando as obras e dobrando seu valor real, já que é necessário que se acione as térmicas enquanto as hidrelétricas não entram em operação.
O setor elétrico deverá bancar um programa de pesquisa em biodiversidade para ser executado pelo Ministério do Meio Ambiente, em troca dessa aceleração.

Em suma, as notícias para o meio ambiente não devem ser boas. Vamos aguardar o país começar a funcionar de verdade após o carnaval.

Da Redação
Com informações da Folha de São Paulo

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.