Notícias
 
 
 

Pick-upau atua em uma das florestas mais ameaçadas do mundo
CI lista as dez florestas mais ameaçadas do mundo

A ONU celebra 2011 como o Ano Internacional das Florestas, e a organização não-governamental Conservação Internacional (CI) acaba de divulgar uma lista com os dez hotspots florestais mais ameaçados do planeta. Hotspots de biodiversidade são locais com alta riqueza biológica, alto índice de endemismo e que são gravemente degradadas correndo risco de desaparecem.

Os dez hotspots que entraram na lista já perderam cerca de 90% ou mais da sua cobertura original e abrigam mais de 1.500 espécies endêmicas cada. São florestas do sudoeste Asiático, da Nova Zelândia, montanhas do sudoeste da China, regiões na costa da África Oriental, Ilha de Madagascar e no Brasil. A Mata Atlântica aparece na lista, com apenas 8% da cobertura original e abrigando 20 mil espécies, sendo 40% endêmicas.

Divulgação/Pick-upau
Mata Atlântica no Estado de São Paulo.

Nosso planeta possui apenas 30% da sua área total coberta por florestas e mesmo assim elas resguardam 80% da biodiversidade terrestre mundial, além de garantir o sustento de 1,6 bilhão de pessoas, que necessitam das florestas saudáveis para sobreviver. A sobrevivência humana na Terra é garantida por interações entre as espécies e os ecossistemas, tais influências fornecem muitas das necessidades básicas, tais como: ar puro, solos saudáveis, remédios, polinização de safras agrícolas e água doce.

Outro fator muito importante que deve ser reconhecido é a função das florestas na estabilização do clima, já que a destruição das florestas representa 15% das emissões totais dos gases do efeito estufa e os dez hotsposts listados armazenam 25 gigatons de carbono, ajudando na minimização dos efeitos das mudanças climáticas.

Somando a tudo que já foi citado, cerca de três quartos da água doce do planeta vêm de vertentes florestais e dois terços das cidades de países em desenvolvimento dependem dessa água para suprimento das suas necessidades. Isso faz com que as florestas sejam os mais importantes reservatórios de água doce do planeta.

O Pick-upau tem sua base de atuação a Mata Atlântica, onde além de sua sede a pouco mais de 1 km de uma das últimas reservas da floresta dentro da cidade de São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, também têm bases de pesquisas no próprio parque e na APA Capivari-Monos, uma área que representa cerca de 1/6 do tamanho da cidade de São Paulo.

A Agência Ambiental Pick-upau definiu a Mata Atlântica como bioma prioritário de suas ações, campanhas e projetos e investe em pesquisas e na recuperação de áreas degradadas em Unidades de Conservação deste bioma.

Segundo Andrea Nascimento, a organização deverá ampliar suas atividades na Mata Atlântica, mas não podemos esquecer-nos de outros biomas igualmente ameaçados. “Não é por acaso que a Mata Atlântica está nesta lista, a floresta já atingiu todos os seus limites e não podemos deixar que a destruição que marcou a costa brasileira continue a crescer. No entanto, precisamos prestar atenção em outros biomas como o Cerrado, a Caatinga e a própria Amazônia, para que no futuro eles não passem a integrar listas como essa.”, disse a ativista.

Veja a lista dos dez hotspots florestais mais ameaçados, de acordo com o percentual de hábitat original remanescente:

1. Regiões da Indo-Birmânia (Ásia-Pacífico)
2. Nova Caledônia (Oceania)
3. Sunda (Indonésia, Malásia e Brunei – Ásia-Pacífico)
4. Filipinas (Ásia-Pacífico)
5. Mata Atlântica (América do Sul)
6. Montanhas do Centro-Sul da China (Ásia)
7. Província Florística da Califórnia (América do Norte)
8. Florestas Costeiras da África Oriental (África)
9. Madagascar e ilhas do Oceano Índico (África)
10. Florestas de Afromontane (África Oriental)

Sobre a Mata Atlântica
Estende-se por toda a costa atlântica brasileira, pega partes do Paraguai, Argentina e Uruguai, além de aparecer em ilhas oceânicas e no arquipélago de Fernando de Noronha, porém apenas 8% da floresta original ainda está preservado. Cerca de 20 mil espécies de plantas podem ser encontradas na Mata Atlântica, sendo que destas 40% são endêmicas. Duas dúzias de espécies de vertebrados que habitam a Mata Atlântica estão listadas como “Criticamente em Perigo”, como os micos-leões-dourados e seis espécies de aves que vivem em uma pequena faixa de floresta que resta na região Nordeste. A destruição da Mata Atlântica começou há centenas de anos com o ciclo da cana-de-açúcar, passando pelas plantações de café e, hoje ela sofre com a crescente urbanização e industrialização de estados como o Rio de Janeiro e São Paulo. Aproximadamente 100 milhões de pessoas, a indústria têxtil, a agricultura, fazendas de gado e a atividade madeireira dependem da água doce desse remanescente florestal.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Da Redação
Com informações da CI-Brasil
Foto: Divulgação/Pick-upau

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.