Notícias
 
 
 

‘Darwin’ abre possibilidade para atender iniciativa privada
Pick-upau passa a prestar assessoria técnica nas áreas de flora e fauna

A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin (www.darwin.org.br), inicia em maio, um setor de pesquisa que atenderá exclusivamente a iniciativa privada, a partir da necessidade de empresas obterem licenciamentos ambientais de acordo com a legislação vigente no país, Resolução CONAMA 01/86.

O inventário da biodiversidade faz parte do processo de qualquer Avaliação de Impacto Ambiental – AIA, para empreendimentos que alterem ou causem significativos impactos no meio ambiente e é necessário na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental – EIA. O Projeto Darwin pretende, não apenas atender as restrições necessárias para a concessão de licenças ambientais, mas também aumentar a difusão no conhecimento em pesquisa aplicada e apontar, quando necessário, alternativas para reduzir o impacto dos empreendimentos.

Divulgação/Pick-upau

Essa assessoria se dará através da realização de inventários florísticos, inventários de fauna e acompanhamento de processos de reflorestamento compensatório.

Saiba mais

Inventários florísticos:
É a determinação completa das espécies ocorrentes da flora de um determinado local, região ou ecossistema, possibilitando reconhecer as espécies nativas existentes, gerando subsídios sobre a vegetação original. Tais dados são úteis para diversas finalidades, e uma delas é ajudar em projetos de manejo do local, conservação e recuperação de áreas degradadas.

Inventários de fauna:
É um mecanismo em que são realizadas observações com o objetivo, apenas de catalogar as espécies animais que existem em certa região. Esses inventários são fundamentais para o conhecimento da biodiversidade, e consequentemente para o planejamento e tomada de decisões sobres estratégias de recuperação e conservação de uma determinada espécie.

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA):
É um instrumento que visa mostrar as consequências que uma atividade trará sobre o meio ambiente, desde a fase de planejamento e projeto à fase de abandono. Tal instrumento tem caráter preventivo e é utilizado em políticas ambientais e de gestão ambiental. A elaboração de um AIA geralmente é feita por uma equipe multidisciplinar, onde são apresentados diagnósticos, descrições, analises e avaliações sobre os impactos ambientais efetivos e potenciais do projeto.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA):
É um instrumento técnico que identifica e avalia as consequencias e os impactos da implantação de um determinado projeto para o meio ambiente. Ele também deve apresentar todas as medidas mitigadoras para todos os possíveis impactos. É interessante que o EIA seja realizado por profissionais de várias áreas, para que o estudo seja realizado de modo que possam sanar todas as dúvidas e problemas gerados pelo futuro empreendimento.

Sobre o Projeto Darwin
O “Projeto Darwin” tem como principais características conhecer e divulgar os atributos naturais e culturais dos Biomas Brasileiros, com ênfase na Floresta Atlântica Tropical, incluindo áreas particulares, Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Além dos inventários biológicos das espécies predominantes da fauna e da flora (pesquisa), há o compromisso de sensibilizar o maior número de pessoas possíveis para tornar viável o desenvolvimento sócio-econômico das regiões inseridas no projeto e a preservação do ambiente. Outro aspecto relevante e diferencial do Projeto Darwin é o envolvimento de comunidades tradicionais como a Aldeia Guarani Tenonde Porã.
Acesse: www.darwin.org.br

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Acesse: www.pick-upau.org.br

Conheça outras formas corporativas de participar da Agência Ambiental Pick-upau.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.