Notícias
 
 
 

Denúncia feita pelo Pick-upau vira reportagem na Folha de São Paulo
Jornal expõe problema de um patrimônio histórico no Jaraguá

16/08/2011 - Veja matéria publicada no jornal Folha de São Paulo
O casarão histórico que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, hoje conta com uma geladeira de sorvete na composição de sua decoração. Na frente de onde talvez tenha sido a senzala que pode ter abrigado o bandeirante Afonso Sardinha (filho) há um fogão, lixo e muita bagunça.

Divulgação

A casa que está completamente abandonada pelo poder público data 1580, conforme mostra uma placa que fica do lado de fora do imóvel. Além disso, o local é tombado como Patrimônio Histórico pelo Estado de São Paulo.

“Não temos autorização para ninguém entrar. O casarão funciona como um hotel. Ele está fechado ao público. Quem administra é a Dona Iracema (espécie de caseira do local)”, afirmou um segurança do Parque.

O Parque do Jaraguá faz parte do cinturão verde da capital paulista e é considerado patrimônio mundial da humanidade. Na verdade ninguém sabe quem realmente toma conta da casa de taipa e pilão que está no pé do Pico do Jaraguá.

Divulgação

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, há mais de 20 anos, em 1986, o prédio passou a ser responsabilidade da Associação Paulista de Albergues da Juventude. O local foi cedido por meio de um comodato, de “uns 20 anos” informou a secretária do Meio Ambiente.
A entidade que toma conta dos albergues afirmou que nada mais funciona lá. E que o local que até já recebeu uma festa infantil, conforme denúncia da ONG Pick-upau, não está aberto à visitação pública.

O Albergue que funcionava no local, Magdalena Tagliaferro Hostel, aparece nos guias oficiais dos feitos de até 2008. Nenhum responsável pela administração foi encontrado para falar sobre o assunto.

Reprodução/Folha de São Paulo

A preservação da casa que pode ser a mais antiga ainda em pé no Estado entrou em debate na reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente-CONSEMA. Os conselheiros determinaram que o Estado tem que retomar a posse do Casarão. Segundo a Procuradoria Geral do Estado-PGE a reintegração de posse está protocolado na justiça. O órgão não mencionou quem é o réu da ação.

Reprodução/Folha de São Paulo

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Acesse: www.pick-upau.org.br

Sobre o PE do Jaraguá
O Parque Estadual do Jaraguá abriga um dos últimos remanescente de Mata Atlântica da região Metropolitana de São Paulo. Seu perfil singular promovido pelas montanhas que recortam o horizonte e perfazem uma altitude de 1.135 m, torna o parque um atrativo natural raro na cidade. O Parque Estadual do Jaraguá esta localizado na região noroeste da cidade de São Paulo mais precisamente no bairro do Jaraguá tendo como vizinho os bairros de Perus, Pirituba, Parque São Domingos e o Município de Osasco. A região passa por transformações imobiliárias tornando-se um grande centro de empresas de logística.


Veja outras matérias sobre o PE do Jaraguá

- Plano de Manejo do Parque Estadual do Jaraguá

- Pick-upau conclui relatório sobre PE do Jaraguá

- Parque Estadual do Jaraguá comemora 50 anos com exposição

- Pick-upau fará relatório sobre PE do Jaraguá

Da Redação
Fotos: Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.