Notícias
 
 
 

Pick-upau apoia campanha sobre separação de lixo
Separe o lixo e acere na lata

16/08/2011 - A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada por meio da Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto nº 7404/2010, após tramitar por 21 anos no Congresso Nacional. Acordos entre as partes envolvidas nos ciclos de produção de resíduos sólidos, juntamente com o governo e a sociedade civil culminou com a aprovação da lei. Os municípios brasileiros, nos próximos quatro anos, terão que formular leis municipais para a gestão dos seus resíduos sólidos.

De acordo com a Lei 12.305/2010, depois de agosto de 2014 nenhum tipo de lixo será descartado a céu aberto no país. Apenas o rejeito que não poderá ser mais aproveitado, reutilizado ou reaproveitado, pois esgotaram todas as possibilidades de tratamento e reutilização deverá ser disposto em locais ambientalmente apropriados.

Criou-se com a nova política, um sistema nacional de informações a respeito dos resíduos sólidos, sendo o principal meio de recolher e divulgar os conhecimentos.

A campanha

Através do Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Governo Federal lançou a campanha “Separe o lixo e acerte a Lata” com o intuito de facilitar o entendimento da nova Política de Resíduos Sólidos.

Reprodução/MMA
Site da campanha “Separe o lixo e acerte a Lata”

A principal finalidade da campanha é incentivar mudanças de conduta na população brasileira em relação à coleta seletiva, salientando os benefícios ambientais, sociais e econômicos que a reutilização dos resíduos sólidos pode gerar para o Brasil.

A campanha do MMA espera, além da mobilização:

1- Destacar a riqueza ambiental e social do lixo, mostrando os recursos consumidos para a fabricação de manufaturas e a poluição gerada. Além disso, também será mostrada a separação correta do lixo e os benefícios gerados aos catadores de materiais recicláveis aumentando sua renda e dando dignidade e essa população.

2- Informar como se faz a correta separação do lixo úmido e seco.

3- Mostrar os impactos gerados pelo lixo no meio ambiente. Nessa fase da campanha, também será divulgado os impactos positivos a coleta seletiva na economia dos recursos naturais e os impactos negativos do despejo inadequado de lixo, fato que pode gerar a poluição dos solo, do lençol freático, da água, rios e mares e proliferação de doenças geradas por transmissores que se beneficiam do lixo que foi descartado inadequadamente.

4- Esclarecer o real valor ambiental e social do lixo, mencionando sua relevância para os catadores com a geração de renda e inclusão social. Além de falar sobre a importância para o município e para o meio ambiente.

5- Fomentar a prática do consumo consciente visando à redução do volume de lixo gerado. Será avaliada a verdadeira necessidade de consumir o produto, além de estimular a escolha de produtos com menos volume de embalagens e melhor forma de descarte reduzindo o volume do lixo.

6- Noticiar as soluções sugeridas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a respeito dos itens previstos em lei e os demais encaminhamentos do Comitê Interministerial para as conversas sobre a PNRS.

Da Redação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.