Notícias
 
 
 

Consema aprova parecer da CETESB para termelétrica a gás natural
Usina deverá adicionar 550 megawatts ao sistema elétrico brasileiro

15/10/2011 - Foi aprovado, com 21 votos a favor, quatro contra e cinco abstenções, o parecer técnico da Companhia Ambiental Paulista (CETESB), referente à Usina Termelétrica Termo São Paulo, de responsabilidade da AES Tietê. A votação aconteceu durante a 288ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA).

José Jorge Neto/SMA-SP

A termelétrica será construída no município de Canas, no Vale do Rio Paraíba do Sul, e atingirá os municípios de Cachoeira Paulista e Lorena. A matriz energética será o gás natural e estima-se que os investimentos para sua construção cheguem a R$ 1 bilhão.

O principal poluente lançado por esse tipo de empreendimento é o Óxido de Nitrogênio (NOx), e de acordo com Ricardo Simonsen, representante da empresa Mineral e Meio Ambiente (empreendedora da termelétrica), a usina liberará nove partes por milhão (PPM) deste poluente. O valor está abaixo do padrão estipulado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é de 25 PPM. A captação de água e o descarte dos efluentes líquidos serão feitos diretamente no Rio Paraíba do Sul.

De acordo com o conselheiro Casemiro Tércio de Carvalho, a efetivação da obra é imprescindível, já que “um problema a ser resolvido em São Paulo e no Brasil é a falta de geração de energia elétrica e a diversificação de sua fonte de geração”, tal argumentação foi defendida pelo conselheiro Antônio César Simão. Outro ponto positivo utilizado para aprovação do parecer foi que a construção da usina gerará emprego e renda na região.

Porém, houve contestações. Por exemplo, a conselheira Ana Gouveia alegou que como a Usina será construída em um vale entre a Serra do Mar e da Mantiqueira a dispersão dos poluentes ficará dificultada, já que no local venta pouco. “Não sou contra o empreendimento, mas talvez ele esteja sendo proposto no lugar errado”, reforçou o conselheiro Gilberto Freitas.

Ela então propôs que a votação fosse adiada, em virtude do impasse, fato que foi recusado pelo Plenário com 19 votos contra, nove a favor e duas abstenções. Agora a CETESB está liberada para conceder a licença prévia do empreendimento.

Outros temas:

O segundo item previsto na ordem do dia era a apresentação para os conselheiros do processo de licenciamento das obras do pré-sal. Guilherme Carvalho, representante do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), foi responsável pela a apresentação. E de acordo com ele o assunto tem ganhado grande importância, já que a produção de petróleo deverá dobrar em seis anos no Brasil, por causa da exploração nesta camada.

Os outros temas que estavam na pauta desta reunião do CONSEMA, tais como: proposta de criação das Câmaras Regional do Alto Tietê e do Ribeira de Iguape/litoral Sul e Alta Paranapanema, apresentação dos Relatórios de Qualidade das Águas Superficiais, Águas Litorâneas e Qualidade do ar e proposta de adesão ao Pacto pela Reestruturação da Mata Atlântica não foram debatidos e deverão entrar na próxima reunião.

Da Redação
Fotos: José Jorge Neto/SMA-SP
Colaborou: Júlio Vieira/SMA-SP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.