Notícias
 
 
 

Consema aprova parecer da CETESB para termelétrica a gás natural
Usina deverá adicionar 550 megawatts ao sistema elétrico brasileiro

15/10/2011 - Foi aprovado, com 21 votos a favor, quatro contra e cinco abstenções, o parecer técnico da Companhia Ambiental Paulista (CETESB), referente à Usina Termelétrica Termo São Paulo, de responsabilidade da AES Tietê. A votação aconteceu durante a 288ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA).

José Jorge Neto/SMA-SP

A termelétrica será construída no município de Canas, no Vale do Rio Paraíba do Sul, e atingirá os municípios de Cachoeira Paulista e Lorena. A matriz energética será o gás natural e estima-se que os investimentos para sua construção cheguem a R$ 1 bilhão.

O principal poluente lançado por esse tipo de empreendimento é o Óxido de Nitrogênio (NOx), e de acordo com Ricardo Simonsen, representante da empresa Mineral e Meio Ambiente (empreendedora da termelétrica), a usina liberará nove partes por milhão (PPM) deste poluente. O valor está abaixo do padrão estipulado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é de 25 PPM. A captação de água e o descarte dos efluentes líquidos serão feitos diretamente no Rio Paraíba do Sul.

De acordo com o conselheiro Casemiro Tércio de Carvalho, a efetivação da obra é imprescindível, já que “um problema a ser resolvido em São Paulo e no Brasil é a falta de geração de energia elétrica e a diversificação de sua fonte de geração”, tal argumentação foi defendida pelo conselheiro Antônio César Simão. Outro ponto positivo utilizado para aprovação do parecer foi que a construção da usina gerará emprego e renda na região.

Porém, houve contestações. Por exemplo, a conselheira Ana Gouveia alegou que como a Usina será construída em um vale entre a Serra do Mar e da Mantiqueira a dispersão dos poluentes ficará dificultada, já que no local venta pouco. “Não sou contra o empreendimento, mas talvez ele esteja sendo proposto no lugar errado”, reforçou o conselheiro Gilberto Freitas.

Ela então propôs que a votação fosse adiada, em virtude do impasse, fato que foi recusado pelo Plenário com 19 votos contra, nove a favor e duas abstenções. Agora a CETESB está liberada para conceder a licença prévia do empreendimento.

Outros temas:

O segundo item previsto na ordem do dia era a apresentação para os conselheiros do processo de licenciamento das obras do pré-sal. Guilherme Carvalho, representante do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), foi responsável pela a apresentação. E de acordo com ele o assunto tem ganhado grande importância, já que a produção de petróleo deverá dobrar em seis anos no Brasil, por causa da exploração nesta camada.

Os outros temas que estavam na pauta desta reunião do CONSEMA, tais como: proposta de criação das Câmaras Regional do Alto Tietê e do Ribeira de Iguape/litoral Sul e Alta Paranapanema, apresentação dos Relatórios de Qualidade das Águas Superficiais, Águas Litorâneas e Qualidade do ar e proposta de adesão ao Pacto pela Reestruturação da Mata Atlântica não foram debatidos e deverão entrar na próxima reunião.

Da Redação
Fotos: José Jorge Neto/SMA-SP
Colaborou: Júlio Vieira/SMA-SP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.