Notícias
 
 
 

Pick-upau integra Pacto da Mata Atlântica
ONG atua em reflorestamentos, produção florestal, pesquisa e políticas públicas

15/11/2011 - A Agência Ambiental Pick-upau passa a integrar o Pacto da Mata Atlântica, uma união entre instituições públicas, empresas, governos e organizações não governamentais, que visa juntar esforços para a preservação, conservação e manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. O Pacto pretende recompor 15 milhões de hectares até 2050.

Reprodução

Veja as categorias onde a Agência Ambiental Pick-upau tem atuação:

Executor de projeto de restauração
Organizações que realizam projetos de recuperação florestal, tais como regeneração natural, plantio direto ou enriquecimento de espécies. As instituições devem estar dispostas a atender as exigências e procedimentos delineados pelo Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Centro de pesquisa e de difusão
Instituições que promovam estudos científicos ou desenvolvam ações para a disseminação do conhecimento relacionado à recuperação dos ecossistemas da Mata Atlântica ou outras atividades relacionadas, como faculdades, universidades, centro de pesquisa ou centros de formação. Como pré-requisito para a instituição vir a ser signatário do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica como um Centro de Pesquisa e de Difusão, é necessário que esteja desenvolvendo e disponibilizando algum tipo de conhecimento para, ou em conjunto com um signatário e/ou ações gerais do movimento atendendo as exigências mencionadas.

Formulador de políticas públicas
Organizações que agem ou promovem debates para preparação de leis, normas ou programas referentes à regeneração da Mata Atlântica. Pode ser tanto órgãos governamentais como não-governamentais (fóruns, conselhos ou secretarias governamentais). A instituição deve estar comprometida com a discussão e formulação de leis, normas ou programas que gerem benefícios à recuperação além de possuir os requisitos acima.

Produtor de sementes e mudas
Instituições que atuem na recuperação florestal da Mata Atlântica através da produção de sementes e de mudas nativas.

Sobre o Pacto da Mata Atlântica
Hoje a Mata Atlântica encontra-se altamente fragmentada restando pequenos remanescentes espalhados pelo país e continua sofrendo cada vez mais com a degradação, fato que torna praticamente impossível a conservação dos seus ciclos naturais do fluxo gênico e dos serviços ambientais fornecidos pela floresta. Por isso é necessário que se priorizem políticas, programas e projetos em grande escala direcionados exclusivamente à restauração deste bioma.

Por conta disto, criou-se o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, objetivando reunir instituições públicas e privadas, governos e empresas, com a finalidade de agregar esforços e recursos para obtenção de resultados na conservação da biodiversidade, geração de trabalho e renda na cadeia produtiva da restauração, manutenção, valoração e pagamento de serviços ambientais e adequação legal das atividades agropecuárias nos 17 estados do bioma.

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica tem como meta a reconstituição florestal de 15 milhões de hectares até meados de 2050, que serão distribuídos em projetos anuais aprovados pelo seu Conselho de Coordenação.
http://www.pactomataatlantica.org.br

Divulgação/Pick-upau

Vista do viveiro do Refazenda na Terra Indígena Tenonde Porã.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre o Projeto Refazenda
O Projeto Refazenda é uma iniciativa do Pick-upau, uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista, 100% brasileira, em parceria com empresas, fundos, governos e a Aldeia Guarani Tenonde Porã. O programa tem entre seus principais objetivos a produção de mudas nativas da mata atlântica, como forma de fomento da economia da comunidade indígena beneficiada e o aumento da oferta de produtos florestais destinados a recuperação e ampliação da cobertura vegetal de um dos biomas mais ameaçados do país, a Mata Atlântica. Saiba mais: www.refazenda.org.br

Sobre o Projeto Darwin
O “Projeto Darwin” tem como principais características conhecer e divulgar os atributos naturais e culturais dos Biomas Brasileiros, com ênfase na Floresta Atlântica Tropical, incluindo áreas particulares, Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Além dos inventários biológicos das espécies predominantes da fauna e da flora (pesquisa), há o compromisso de sensibilizar o maior número de pessoas possíveis para tornar viável o desenvolvimento sócio-econômico das regiões inseridas no projeto e a preservação do ambiente. Outro aspecto relevante e diferencial do Projeto Darwin é o envolvimento de comunidades tradicionais como a Aldeia Guarani Tenonde Porã. Acesse: www.darwin.org.br

Da Redação
Fotos: Reprodução/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.