Notícias
 
 
 

Comissão do Senado aprova texto base do Código Florestal
E agora José?

28/11/2011 - A reforma do Código Florestal foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente do Senado. A votação só aconteceu depois de um acordo entre o relator Jorge Viana (PT-AC) e o governo para atender aos pedidos da bancada ruralista. A comissão ainda irá analisar os detalhes apontados pelos senadores que sugerem algumas mudanças no texto petista.

O texto fala sobre a conservação das florestas e dos usos das terras, definindo as porções florestais que deverão ser preservadas nas propriedades rurais, para manter a biodiversidade, reserva legal, ou conservação de água e solos frágeis como as encostas.

Os senadores coligados ao agronegócio diziam que barrariam a votação no caso de não atendimento de pelo menos três pontos que foram introduzidos na emenda do senador Luiz Henrique Silveira (PMDB-SC), relator do código em outras três comissões.

O acordo prevê o fim das restrições para as áreas produtivas nas encostas com 25° e 45° de inclinação, fato que geraria problemas para a produção de leite.

Outro ponto do acordo é a anulação das multas geradas aos produtores irregulares que aderirem ao Programa de Regularização Ambiental. Viana tentou estipular que a anistia fosse apenas para os pequenos agricultores.

Existe ainda uma mudança nas faixas mínimas de recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente). A obrigação é de recomposição das margens dos rios em pelo menos 15 metros de mata ciliar para os rios de até 10 metros e 30 a 100 metros para os rios com mais de 10 metros. O Estado ainda definirá as regras.

A proposta segue para análise do plenário do Senado e como foi modificada passará por uma nova votação na Câmara.

Também está estipulado no texto o prazo de um ano, prorrogável para mais um, aos proprietários que aderirem ao chamado PRA, que os liberará das multas.

Estabeleceu-se as faixas de recuperação das chamadas APPs nas margens dos rios. A bancada ruralista esteve pressionando, nas últimas semanas, pela isenção total de reposição para quem desmatou as margens dos rios até 22 de julho de 2008.

Ficou previsto também que o Brasil poderá colocar barreiras comerciais nos produtos agrícolas dos países que não tiverem leis ambientais compatíveis com as brasileiras, autorizando a CAMEX (Câmara de Comércio Exterior) a impor restrições nas importações.

DEBATE

Senadores coligados aos ambientalistas criticaram a pressa na votação em um plenário repleto de ruralistas. Eles alegaram que não tiveram tempo suficiente para avaliação das mais de 200 emendas apresentadas ao texto. O clima no plenário esquentou depois que o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) mencionou o adiamento da votação alegando que há um clima de confusão nos efeitos gerados pelas emendas em discussão.

Acir Gurgacz (PDT-RO) ficou indignado e afirmou que Farias não foi visto em nenhuma das audiências públicas sobre o código florestal.

Para se defender, o petista disse que a fala foi uma provocação e acusou o governo ter acertado um acordo com a bancada ruralista na calada da noite. "Eu estou no meu papel de senador. Vou votar e não aceito qualquer tentativa de puxar orelha. Não aceito negociação na calada da noite com a bancada ruralista para impor a todos os senadores", afirmou.

Viana rebateu as acusações "Não participei de conchavo, de qualquer acordo na calada da noite. É do parlamento fazer entendimento. Não recebi ordem do governo. Relatei com a minha consciência", alegou.

Houve também elogios ao trabalho de Viana e Silveira, disseram que o texto da reforma encaminhado pela Câmara está muito melhor. Kátia Abreu (PSD-TO), afirmou que aceitaria a proposta, mesmo não concordando com alguns pontos, pois não poderia agir como uma “criança birrenta”. Viana se defendeu.

Da Redação
Fotos: Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.